Notícia

Pouso Alegre chega a 500 mortes por Covid desde o início da pandemia

Boletim divulgado nesta segunda-feira aponta mais quatro vidas perdidas em decorrência da doença

Nayara Andery / 28 fevereiro 2022

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Pouso Alegre atingiu 500 vidas perdidas em decorrência da Covid-19, desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (28/02) é referente a 25 de fevereiro. O município teve quatro mortes por Covid entre o último dia 19 e a data citada no levantamento, ou seja, no intervalo de sete dias. Ele é o segundo em maior número de óbitos pelo vírus no Sul de Minas, já que Poços de Caldas registrou 550 mortes desde o início da pandemia até a última sexta-feira (25/02).

Quando o assunto é o total de contaminados, Pouso Alegre lidera o ranking sul mineiro, aponta a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O boletim estadual registra 35.152 contaminações, enquanto Varginha, que está em segundo lugar tem 28.141 casos até domingo (27/02). O boletim atual da Prefeitura de Pouso Alegre mostra 389 novos registros, com o total de 35.701 casos desde o início da pandemia. A média diária foi de, aproximadamente, 55 novas contaminações entre os dois últimos boletins. Em janeiro chegaram a ser registrados até cerca de 300 casos por dia, em algumas datas.

Entenda a situação das hospitalizações por Covid-19

A informação positiva é a redução da ocupação de leitos clínicos que estava em 57% no dia 18 e caiu para 52% em 25 de fevereiro, com liberação de dois leitos. Se em 9 de janeiro apenas 15% desses leitos estavam ocupados, a variante Ômicron e aglomerações e viagens entre o período de festas e férias levaram esse índice a subir consecutivamente no mês passado e chegar ao alerta vermelho, em 87% no dia 1º de fevereiro. O total de hospitalizações leves a moderadas chegou a cair novamente após o dia 16.

Já na UTI há 11 pacientes internados entre os 30 leitos disponíveis. A ocupação de 36% não sofreu alteração no período. Em 9 de janeiro eram apenas dois pacientes internados, ou seja, 6% de leitos de UTI ocupados. O número subiu para 20% em 12 de janeiro e chegou a 43% no último dia 16.

Surtos da doença e vacinação infantil

Surtos de Covid foram registrados no Asilo Betânia da Providência e no Presídio de Pouso Alegre, em fevereiro. No asilo a alta de 32 idosos foi comemorada com festa restrita e a presença da banda da Polícia Militar.

Outro aspecto que segundo epidemiologistas e médicos contribui para reduzir a transmissibilidade do vírus Covid é o aumento da vacinação e medidas de proteção. Crianças entre 5 e 11 anos são imunizadas desde janeiro. A primeira etapa contemplou as com comorbidades ou deficiência nessa faixa etária, além das mais velhas que estão no público geral. A vacinação teve ritmo acelerado após a chegada de mais doses, em fevereiro, quando a imunização atingiu o público em geral, de até 5 anos.

Mais Lidas