Notícia

Cidades da região começam a aplicar segunda dose contra a Covid-19 em crianças

Quase 300 mil doses estão sendo distribuídas aos municípios mineiros nesta quarta-feira (23/02), que serão usadas para população de 6 a 11 anos

Iago Almeida / 23 fevereiro 2022
vacina covid-19 crianças. Foto: reprodução prefeitura de Pouso Alegre

Foto: PMPA

Alguns municípios da região iniciaram nesta semana a aplicação das segundas doses contra a Covid-19 em crianças, que já tenham completado o intervalo necessário da primeira dose. Extrema, Ouro Fino, Inconfidentes e Itajubá estão entre as cidades que já estão aplicando as segundas doses pediátricas, enquanto Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Delfim Moreira continuam com a aplicação somente da primeira dose.

O Governo de Minas Gerais está distribuindo nesta quarta-feira (23/02), mais uma remessa de 297.420 doses de imunizante da CoronaVac para a vacinação infantil contra a covid-19. O 89º lote foi entregue por via terrestre no início da noite desta terça-feira (22/2) à Central Estadual da Rede de Frio e será destinado à aplicação de primeira dose (D1) e segunda dose (D2) para a população de 6 a 11 anos de idade, exceto imunocomprometidos.

Para receber a segunda dose, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Os locais e horários estão sendo disponibilizados no portal da Prefeitura de cada cidade, por isso, fique atento.

De acordo com a Prefeitura de Pouso Alegre, a previsão é que as segundas doses comecem a ser aplicadas no município na próxima semana. Já Santa Rita do Sapucaí e Delfim Moreira afirmaram que ainda não há previsões para as cidades.

Qual o intervalo das vacinas?

Para crianças e adolescentes acima dos seis anos, o intervalo entre as duas doses do esquema vacinal inicial de CoronaVac, imunizante do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, deve ser de 28 dias. Esse é o período assinalado em bula e a recomendação do instituto para a vacinação do público pediátrico.

Para as crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer, o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde é de oito semanas. O Butantan explica que o intervalo infantil é o mesmo do adulto, uma vez que a vacina é a mesma para ambos os públicos.

“Porque a vacina das crianças é a mesma dos adultos. Uma das grandes vantagens da CoronaVac é que ela é feito com a tecnologia de vírus inativado, uma das mais tradicionais e estudadas pela ciência para a fabricação de vacinas. Imunizantes desse tipo têm altos perfis de segurança e são bem tolerados pelo organismo tanto de adultos, quanto de crianças. Por isso, nos ensaios clínicos com crianças, foi possível usar a mesma dose de vacina usada em adultos (3 miligramas), com resultados ainda melhores e menos efeitos adversos”, explica.

Para as crianças vacinadas com a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer, o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde é de oito semanas. Além disso, crianças que testaram positivo para a doença devem aguardar 30 dias após a data de início dos sintomas para se vacinar.

Extrema

A Secretaria de Saúde de Extrema iniciou nesta quarta-feira (23/02), a aplicação das segundas doses infantis da vacina contra a Covid-19, sendo assim, as crianças que vacinaram com a primeira dose em 26/01, já poderão receber a segunda dose.

O município receberá outras 230 primeiras doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 nesta semana, portanto na quinta-feira (24/02) será retomada a vacinação infantil da primeira dose em crianças a partir de 5 anos na cidade, segundo anunciou a Prefeitura pelas redes sociais.

Lembrando que as vacinas infantis estão sendo aplicadas no Ginásio Poliesportivo (entrada pela piscina) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Itajubá

Itajubá também segue vacinando as crianças com primeiras doses e iniciou nesta quarta-feira (23/02) a vacinação com segundas doses no público infantil. Confira abaixo as datas, horários e públicos alvo dessa semana:

23/02: Será realizada no ginásio Jacques Bressler (Nova Cidade) das 17h às 20h – Público alvo: 1ª DOSE para crianças de 11 a 5 anos com e sem comorbidades.

23/02: Será realizada no ginásio Jacques Bressler (Nova Cidade) das 17h às 20h – Público alvo: 2ª DOSE para crianças de 11 a 6 anos que completaram 28 dias após a 1ª dose.

24/02: Será realizada nos ginásios ‘Alcidão’ das 17h às 20h – Público alvo: 2ª DOSE para crianças de 11 a 6 anos que completaram 28 dias após a 1ª dose.

26/02: Será realizada no ginásio ‘Alcidão’ das 08h às 12h – Público alvo: 1ª DOSE para crianças de 11 a 5 anos com e sem comorbidades.

Inconfidentes

Em Inconfidentes, as segundas doses começarão a ser aplicadas nesta quinta-feira (24/02), no Centro Comunitário, das 8h às 10h, segundo informou a Prefeitura Municipal. Confira na imagem:

Mais Lidas