Notícia

Casos leves: Asilo de Pouso Alegre tem surto de Covid em 32 idosos

Segundo direção, vacinação completa auxiliou que nenhum idoso fosse internado em decorrência da doença

Nayara Andery / 11 fevereiro 2022

Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre.

Surto de Covid causou a contaminação de 32 dos 65 idosos do Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre. Mariene Moraes, diretora da instituição, ressalta que o primeiro caso foi de uma idosa com sintomas na última segunda-feira (07/02). A boa notícia é que nenhum deles precisou de internação.

O primeiro sintoma foi detectado na segunda-feira (07-/02), “alguns idosos estavam com resfriado, olhos lacrimejando e aí foi pedido o teste, foi feito o teste em todos os idosos e foram constatados 32 idosos confirmados”, conta Mariene. Todos estão isolados e são atendidos pela equipe do asilo e médico da UPA.

O asilo tem duas alas, a principal e a sede superior ao pátio. Elas são a moradia dos idosos, onde uma ala atende mulheres e a outra é para homens. Com o surto a divisão passou a ser da principal para os 33 idosos em bom estado de saúde e a superior para os 32 contaminados.

Para a direção, a vitória de todos estarem sem sintomas graves e poderem ser tratados no asilo é graças à vacinação. “E graças a Deus e à vacina, eles estão bem. Não precisou a internação de nenhum idoso. Eles estão todos bem e até o começo da semana já saem do isolamento.” Todos os idosos da instituição já receberam as três doses de imunizantes.

Parte das medidas preventivas incluiu a visitação, que foi suspensa no início da pandemia e mantida apenas por meio de vídeos. Ela foi retomada em setembro de 2021 com a cortina do abraço, com uma cortina plástica transparente para contato entre atendidos e familiares e amigos. A instituição ampliou gradualmente a visitação de familiares e amigos dos idosos. Devido ao recente surto, só é permitida a entrada de funcionários da instituição.

Segundo surto em dois anos

Casos de Covid começaram a se multiplicar no Brasil em março de 2020. O primeiro surto no asilo foi em julho de 2021, com a contaminação de 20 idosos e sete funcionários. Mariene conta que foram sete meses sem registrar nenhum caso, até o surto recente.

Asilo precisa de doações

Manter a rotina de cuidados com os idosos contaminados requer o uso constante de itens descartáveis e de proteção. Mariene reforça que o asilo precisa de ajuda da comunidade, por meio de doações.

Os principais itens que podem ser doados são luvas de látex, máscaras e aventais descartáveis, álcool líquido e em gel 70%, água sanitária e leite integral. As doações de produtos ou em dinheiro podem ser entregues no local, na Rua Olegário Maciel, 287. O telefone para informações é (35) 3422-5612.

Mais Lidas