Notícia

Isolamento termina para os 32 idosos que testaram positivo para Covid-19 no asilo de Pouso Alegre

"Graças a Deus vencemos a Covid-19, estamos de volta, estamos aqui junto com nossos amigos", comemorou e agradeceu uma das idosas

Nayara Andery / 17 fevereiro 2022

Na última semana, noticiamos que um novo surto de Covid causou a contaminação de 32 dos 65 idosos do Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre. E, nesta quinta-feira (17/02), Mariene Moraes, diretora da instituição, anunciou que todos os 32 infectados estão curados e que encerraram o isolamento nesta quarta-feira (16/02).

Com isso, uma recepção foi preparada para comemorar a cura dos idosos, inclusive com a banda do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pouso Alegre. “Hoje estamos em festa, graças a Deus, à ciência e à vacina, nossos idosos saíram do isolamento. Todos bem, sem sequelas, festejando a vida”, disse a coordenadora.

Ela ainda disse que a vacinação completa contra a Covid-19 auxiliou que nenhum idoso fosse internado em decorrência da doença. Todos os idosos da instituição já receberam as três doses de imunizantes. Entretanto, as visitas continuam suspensas na instituição.

O primeiro caso foi de uma idosa que começou a apresentar sintomas no dia 7 de fevereiro. “Alguns idosos estavam com resfriado, olhos lacrimejando e aí foi pedido o teste, foi feito o teste em todos os idosos e foram constatados 32 idosos confirmados”, conta Mariene. Todos foram atendidos pela equipe do asilo e médico da UPA.

Idosos estão curados no asilo de Pouso Alegre / Foto: Divulgação Asilo

Idosas agradecem a cura

O asilo tem duas alas, a principal e a sede superior ao pátio. Elas são a moradia dos idosos, onde uma ala atende mulheres e a outra é para homens. Com o surto a divisão passou a ser da principal para os 33 idosos em bom estado de saúde e a superior para os 32 contaminados, que cumpriram assim o isolamento. Ao retornarem para suas alas, as idosas agradeceram a cura da doença.

“Graças a Deus vencemos a Covid-19, estamos de volta, estamos aqui junto com nossos amigos, Deus foi muito grande”, agradeceu a idosa Angela.

“Eu também passei pela Covid, estou muito bem, graças a Deus. Sou feliz por voltar de novo pra cá, fizemos isolamento, fizemos tudo que podíamos fazer, então voltamos agora de novo”, enfatizou a idosa Maria de Fátima.

“Eu tive Covid, hoje graças a Deus recuperei bem, estou boa. Agradecer a Deus, todos os meus amigos”, comentou Aparecida do Vale.

Idosos estão curados no asilo de Pouso Alegre / Foto: Divulgação Asilo

Segundo surto na pandemia

Casos de Covid começaram a se multiplicar no Brasil em março de 2020. O primeiro surto no asilo foi em julho de 2021, com a contaminação de 20 idosos e sete funcionários. Mariene conta que foram sete meses sem registrar nenhum caso, até o surto recente.

Asilo precisa de doações

Manter a rotina de cuidados com os idosos contaminados requer o uso constante de itens descartáveis e de proteção. Mariene reforça que o asilo precisa de ajuda da comunidade, por meio de doações.

Os principais itens que podem ser doados são luvas de látex, máscaras e aventais descartáveis, álcool líquido e em gel 70%, água sanitária e leite integral. As doações de produtos ou em dinheiro podem ser entregues no local, na Rua Olegário Maciel, 287. O telefone para informações é (35) 3422-5612.

Mais Lidas