Pouso Alegre

Presídio de Pouso Alegre tem pequeno surto de Covid-19 e visitas são canceladas

Foram confirmados 12 casos positivos, sendo 11 detentos e um servidor; além das visitas, os atendimentos dos advogados também estão suspensos

Iago Almeida / 11 fevereiro 2022

Foto: Terra do Mandu

A direção do presídio de Pouso Alegre anunciou que o local registrou 12 casos positivos de Covid-19 nesta sexta-feira (11/02), sendo 11 detentos e um servidor. Por isso, as visitas (presenciais e virtuais) e os atendimentos dos advogados estão suspensos.

Segundo a direção, a decisão foi tomada pela Vigilância Sanitária, que optou pelo isolamento total da unidade, inicialmente por dois ciclos de 14 dias. Os sintomas dos detentos começaram no dia 02 de fevereiro, segundo a OAB.

“Informamos que a visitas presenciais, ou seja, na Unidade prisional encontram se suspensas. Ressaltamos, que a direção do Presídio, juntamente com os demais setores da saúde, estão estudando e avaliando a possibilidade da realização de visitas virtuais, utilizando protocolos seguros que não coloquem em risco a saúde de nenhum dos envolvidos na realização. Portanto, solicitamos que aguardem para maiores informações sobre o agendamento da VISITA VIRTUAL”, afirmou a direção.

“Não há necessidade de fazerem contato via telefone na Unidade Prisional de Pouso Alegre, TODAS as informações e atualizações referentes a VISITAÇÃO serão enviadas imediatamente”, completou.

Um surto ocorre quando há aumento localizado do número de casos de uma doença. De acordo com Nélio Gonçalves Teles
Diretor Geral Presídio de Pouso Alegre, está sendo realizado um estudo para a melhor possibilidade de execução sem comprometer as medidas de isolamento e distanciamento. Nesse contexto, poderá ser dado um destaque maior as visitas virtuais que já acontecem rotineiramente.

“Sobre os atendimentos de advogados, já foi alinhado com a OAB local sobre a possibilidade dos atendimentos ocorrerem virtualmente por meio de videoconferência com os IPLs que desejarem. A respeito da rotina da Unidade, informo que os atendimento técnicos estão suspensos enquanto perdurar as medidas para a contenção do surto. No entanto, esclareço que os atendimentos de caráter emergenciais continuarão ininterruptamente”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, durante o período de isolamento, a unidade não receberá detentos, nem masculinos nem femininas. Devendo assim a Polícia Civil realizar o transporte para outras unidade da região aptas a realizar a admissão.

“Cabe ressaltar que tais medidas são no sentido de preservar a saúde e evitar a proliferação do coronavírus entre os IPLs, servidores e colaboradores. Além disso, conforme orientado pela Vigilância Sanitária será realizada de forma contínua a testagem de todos os IPLs sintomáticos e que solicitarem acompanhamento médico. Para tanto, estamos em contato com a Secretaria de Saúde Municipal para nos auxiliar na disponibilização de “Kits” de testagem”, encerrou o diretor.

Mais Lidas