Notícia

Covid: Ocupação de UTI fica abaixo de 100% pela primeira vez em quase dois meses em Pouso Alegre

Ocupação de leitos clínicos também segue em redução, com 43% das vagas com pacientes. Novo boletim confirma seis mortes por Covid no fim de semana.

Magson Gomes / 12 maio 2021

A ocupação dos leitos de UTI nos hospitais de Pouso Alegre, destinados ao tratamento de pacientes com a Covid-19, fica abaixo dos 100% pela primeira vez em quase dois meses. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura nesta quarta-feira (12), a ocupação está em 98%, com 56 pacientes internados, nas 57 vagas disponibilizadas.

Desde o dia 18 de março a ocupação de UTI em Pouso Alegre extrapolava o limite de vagas, chegando a 131%, com 75 pacientes em UTI no dia 13 de abril. Nesses últimos meses, alguns pacientes tiveram que ser transferidos para hospitais de outras cidades da região, como Itajubá.

LEIA TAMBÉM: ‘Eu pedi muito para Deus não deixar eu ir embora’, diz recuperado da Covid

Os números ainda são altos, se considerados os dados de internações de pacientes em março, quando teve início a subida nas internações e óbitos por Covid. No dia 1º de março eram 31 pacientes internados em UTIs de Pouso Alegre, quando os leitos colocados para o tratamento do coronavírus nas unidades intensivas eram de 32 vagas.

Leitos clínicos também em redução

A ocupação dos leitos clínicos também permanece na tendência de diminuição. No boletim desta segunda-feira eram 40 pessoas internadas nas enfermarias, baixando o nível para a cor verde com 43% de ocupação. São quase três meses da última vez em que havia esse número de pessoas nos leitos clínicos. Depois, só subiu, chegando ao patamar de 125 pessoas hospitalizadas nos quartos dos hospitais de Pouso Alegre.

Seis novas mortes confirmadas

A prefeitura confirmou seis novas mortes por Covid-19 ocorridas em Pouso Alegre entre o sábado (08) e a segunda-feira (10). O total de vítimas do coronavírus na cidade chegou a 317 pessoas. Entre as mortes do fim de semana estão o professor Alex Soares, de 42 anos, falecido no sábado. E o empresário Saulo Santos, de 48 anos, que faleceu no domingo.

220 novos casos confirmados

No fim de semana a prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais 220 novos casos de pessoas contaminadas com o coronavírus. O total de moradores infectados com o vírus desde o início da pandemia está em 15.673. Atualmente, são 631 pessoas em acompanhamento, que são os diagnosticados que ainda cumprem quarentena em isolamento domiciliar ou estão hospitalizados.

Pouso Alegre tem hoje 14.725 moradores recuperados da Covid, quem teve o diagnóstico positivo e já não apresenta sintomas ou complicações da doença.

Mais Lidas