Autoescola Sapucaí restaura fusca que foi primeiro veículo da empresa
Filho do fundador da autoescola localizou o carro original, mas, optou por um modelo idêntico. Dona Maria Rosa dirige o 'fusquinha'.
Magson Gomes / 15 outubro 2024Filho do fundador da autoescola localizou o carro original, mas, optou por um modelo idêntico. Dona Maria Rosa dirige o 'fusquinha'.
Magson Gomes / 15 outubro 2024‘Recordar o passado é viver duas vezes’, dona Maria Rosa lembrou desse ditado ao dirigir a réplica do fusca que marcou o início da Autoescola Sapucaí. “Nossa, perfeito. Parece que estou dentro daquele fusca de 50 anos atrás”.
A matriarca se emocionou ao ver cada detalhe presente no veículo. Ela ainda lembrou que aprendeu a dirigir e tirou sua habilitação naquele ‘fusquinha’, que foi o primeiro veículo da autoescola.
O ano era 1973. Luiz Pereira Lopes, fundador da Autoescola Sapucaí, era militar do Exército Brasileiro, onde atuava na oficina mecânica e ensinava militar a dirigir. Visionário, decidiu criar a primeira autoescola do Sul de Minas. O primeiro carro foi o fusca do ano de 1968.
Alessandro Lopes, diretor da autoescola e filho do sr. Luiz, conta que era um desejo antigo recuperar o fusca original para trazê-lo de volta para a autoescola. Depois de uma longa busca, ele até localizou o carro.
“Mas ele estava abandonado em um terreno, todo enferrujado, lá em Santo Antônio do Pinhal (SP). Então, a recuperação desse carro iria ser muito difícil”, afirma Alessandro.
A opção foi procurar outro veículo, mesmo modelo e cor. Parecia uma missão quase impossível. Mas o fusca foi encontrado em Ubá (MG). Alessandro conta que o veículo estava muito bem conservado, com quase tudo original do ano de 1970.
O fusca símbolo da autoescola foi levado para uma oficina de restauração para deixa-lo ainda mais parecido com o original. Depois de alguns dias, o resultado apareceu, o primeiro carro da Autoescola Sapucaí ressurgiu.
“As melhores lembranças que a gente tem de viagens foi dentro do fusquinha. A gente tinha a felicidade de ter uma foto da família, aquela foto marcou bastante a nossa infância, do meu irmão, da minha irmã, da minha mãe, das viagens, das reuniões de família… então, a gente pensou em todos os detalhes para restaurar esse fusca”, afirma Alessandro.
A autoescola separou uma tarde para apresentar o fusca a todos os funcionários da empresa. O instrutor de trânsito mais antigo e o instrutor mais novo puderam dar aula no ‘novo’ carro. Ainda teve o encontro do aluno recém habilitado, dirigindo um carro com direção elétrica, com o avô que tirou a carteira no fusca. VEJA A REPORTAGEM EM VÍDEO ACIMA!
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu