Cobertura vacinal contra poliomielite está abaixo da meta em Pouso Alegre
Das 6.836 crianças que devem ser imunizadas, apenas 3.717 receberam a vacina; Secretaria fez alerta para evitar paralisias musculares
Iago Almeida / 16 setembro 2022Das 6.836 crianças que devem ser imunizadas, apenas 3.717 receberam a vacina; Secretaria fez alerta para evitar paralisias musculares
Iago Almeida / 16 setembro 2022A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre fez um alerta para que a cobertura vacinal contra a Poliomielite atinja a meta na cidade, que é de 95%. Atualmente, das 6.836 crianças que devem ser imunizadas, apenas 3.717 receberam a vacina, ou seja, apenas 54,37%.
O público-alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças acima de um ano e menores de cinco anos de idade. Em Minas Gerais a cobertura vacinal está em 45% e no sul do estado, 55,33%.
A vacinação é a principal forma de prevenção de diversas doenças, dentre elas a poliomielite, que é em casos mais graves, pode provocar paralisias musculares. Por isso, a secretaria pediu para que a população procure a vacinação.
“Muitas pessoas têm a falsa sensação de que algumas doenças foram erradicadas e que com isso, não há possibilidade de retornarem. Mas, o vírus circula e menos vacinados é mais chance de doenças se proliferarem. O Brasil é um país com alto risco para reintrodução do vírus e já estamos vendo que os Estados Unidos registraram o primeiro caso de pólio em quase uma década. É algo que não queremos e por isso é fundamental que os pais levem os filhos para receberem o imunizante. São gotinhas que podem salvar vidas”, enfatiza a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.
Os responsáveis legais pelas crianças devem levá-las para vacinar até o dia 30 de setembro, quando a campanha será encerrada, após ser prorrogada. As vacinas serão ofertadas em todos os postos de saúde com Sala de Vacinação.
Além deles, o Centro de Vacinação atenderá o público, das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8h às 16h. (Avenida Doutor João Beraldo, nº 567, Centro).
No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança e documento pessoal do adulto e do menor de idade.
Prefeito Coronel Dimas Fonseca e Secretária de Saúde Silvia Regina pedem que população busque a vacina contra a poliomielite em Pouso Alegre.
Vídeo: PMPA pic.twitter.com/0yYreChxQQ
— Terra do Mandu (@terradomandu) September 16, 2022
Neste sábado (17/09), o Centro de Vacinação estará aberto, das 8h às 16h, para aplicar todas as vacinas disponíveis no local. Dentre os imunizantes estão os da Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação, Covid-19 e Influenza (gripe). Além disso, também será possível a atualização do calendário de vacinas com outros imunizantes.
O município destaca que a vacina contra gripe já está disponível para todos os moradores acima de seis meses de vida. A 3ª dose contra covid-19 para maiores de 12 anos e 4ª dose para pessoas acima de 40 anos. Além disso, o imunizante contra poliomielite é destinado para crianças de 1 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
No momento da vacinação, é necessário apresentar documento de identificação pessoal e o cartão de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal que também deverá apresentar documento pessoal com foto.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu