Notícia

Mary Hellen é condenada a 9 anos e 6 meses de prisão na Tailândia

Audiência de julgamento ocorreu no último dia 08, mas família e advogados foram comunicados apenas na noite desta quarta.

Magson Gomes / 12 maio 2022

Mary Hellen enviou esta foto à irmã depois de ser detida no aeroporto de Bangkok.

A pouso-alegrense Mary Hellen Coelho Silva, de 22 anos, foi condenada a nove anos e seis meses de prisão pela justiça da Tailândia. A jovem está presa no país asiático desde 13 de fevereiro, quando foi flagrada com drogas na bagagem a desembarcar no aeroporto de Bangkok. Outros dois brasileiros foram presos no mesmo dia. Um deles viajou junto com Mary Hellen.

A embaixada brasileira em Bangkok foi comunicada ontem (11/05), por telefone, que a audiência de julgamento de Mary Hellen já tinha ocorrido. A família da jovem em Pouso Alegre, Sul de Minas, e as advogadas que representam a brasileira, receberam um e-mail por volta da meia-noite sobre a condenação.

Segundo o comunicado da embaixada, a audiência de julgamento foi marcada foi marcada com um dia de antecedência e realizada no último dia 08/05. Por essa razão, não teria sido possível informar, antecipadamente, as partes interessadas.

De acordo com a advogada Kaelly Cavoli, Mary Hellen foi representada na audiência por um defensor público, nomeado pela própria corte. A pena de Mary Helen foi dividida em dois anos, por crime civil, e sete anos e sies meses, por crime penal.

As advogadas no Brasil que representam a mineira ainda aguardam ter acesso à sentença para ter detalhes da condenação. A advogada afirma que ‘ainda é muito cedo para falarmos sobre o cumprimento da pena. Mas temos a chance do perdão real e também a chave da extradição’.

Relembre o caso

Mary Hellen foi detida ao chegar no aeroporto da capital tailandesa, em 13 de fevereiro. Ela estava acompanhada com um rapaz, de 27 anos, que é paranaense. Os dois embarcaram juntos no aeroporto de Curitiba. Eles estavam com cerca de 09kg de cocaína nas malas.

Conforme comunicados das autoridades do país asiático, o sistema de raio-x mostrou que nas três malas usadas pelo casal havia cerca de nove quilos de cocaína. Um terceiro brasileiro, de 24 anos, também foi preso no mesmo dia em Bangkok, com mais seis quilos de cocaína. Ele estava em outro voo, que também tinha partido de Curitiba.

Prisão de possível aliciadora

Na semana passada (05/05), a Polícia Federal prendeu, em Curitiba (PR), uma mulher apontada como aliciadora dos brasileiros presos na Tailândia por tráfico internacional de drogas. Um vídeo junto ao processo da PF na operação ‘ONG BAK’ mostra Mary Hellen junto com o rapaz e uma mulher, que seria a aliciadora, momentos antes do embarque no aeroporto de Curitiba.

A investigação

As investigações da Polícia Federal tiveram início logo após a prisão dos brasileiros em Bangkok e apontaram que os dois homens já haviam viajado para o exterior, antes do período da pandemia de Covid-19, em situações que denotam que estariam transportando drogas.

A reportagem do Terra do Mandu conversou com a advogada Kaelly Cavoli, que representa a família de Mary Hellen. A advogada destaca que a jovem ainda não é investigada pela Polícia Federal.

A Polícia Federal examina, a possibilidade de requerer à Justiça Federal a extradição dos presos na Tailândia, para que respondam pelos crimes praticados no Brasil. A advogada de Mary Hellen reforça esse pedido para que a jovem volte ao Brasil.

Possíveis atenuantes para Mary Hellen

A advogada destaca o fato de que a jovem pouso-alegrense nunca tinha saído do Brasil. Mary Hellen não tinha envolvimento anteriores com o grupo que está sendo investigado pela Polícia Federal. A mineira também não tinha condições financeiras para fazer uma viagem internacional.

‘Então, tudo leva a crer que ela foi pescada’ pelos aliciadores. Kaelly Cavoli ainda afirma que apenas Mary Hellen poderá dizer se sabia que estava transportando drogas na bagagem.

Primeira chamada de vídeo e morte da mãe

No último dia 26 de abril, Mary Hellen fez a primeira vídeo chamada do presídio em Bangkok com a irmã Mariana Coelho, que está em Pouso Alegre. Desde que foi presa, a jovem tinha conseguido enviar apenas uma carta, escrita por terceiros.

A mãe de Mary Hellen, Thelma Coelho, faleceu no dia 13 de abril, dois meses após a prisão da filha. A família conseguiu avisar a jovem apenas cinco dias após, devido às dificuldades de comunicação com o consulado brasileiro em Bangkok.

Mais Lidas