Notícia

Diá foi o 3° técnico com mais aproveitamento no Pousão desde 2018

Balanço foi divulgado nesta terça (26/04); técnico foi demitido nesta segunda-feira (25/04) e decisão gerou críticas nas redes sociais

Iago Almeida / 26 abril 2022

Diá vai embora levando com ele a paixão pela torcida do Pousão / Foto: Terra do Mandu

A passagem de Francisco Diá como técnico do Pouso Alegre Futebol Clube terminou nesta segunda-feira (25/04), quando seu desligamento foi anunciado pela equipe. Entretanto, seu nome continuará sendo lembrado após a passagem marcante que ele conquistou no clube. Além disso, ele entrou no Top 3 de técnicos com mais aproveitamento no clube desde 2018.

Segundo balanço divulgado pelo Pousão nesta terça-feira (26/04), Diá aparece em 3° lugar em melhor aproveitamento como técnico do clube, com 46,66% (4 vitórias, 2 empates e 4 derrotas em 10 jogos).

Ele apareceu logo atrás de Zé Carlos que esteve a frente do clube, interinamente, em 2018, em 4 jogos, conquistando duas vitórias, um empate e uma derrota, com 58,33%.

Já na liderança aparece Rogério Henrique, que atuou no time entre 2019 e 2020, chegando a 81,48% de aproveitamento, com 13 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota. Na época o profissional pediu desligamento do clube. Confira a tabela completa:

A passagem de “milhões”

Francisco Diá foi anunciado como treinador do Pouso Alegre no dia 11 de fevereiro, quando a equipe estava afundada na lanterna do Campeonato Mineiro, ainda sem ter conquistado nenhuma vitória, e a torcida se mostrava desacreditada com uma reviravolta.

Mas, o treinador mostrou que o time poderia se livrar do rebaixamento e, mais que isso, fez o time vencer, subir na tabela depois de somar 7 pontos e permanecer no Módulo I em 2023. ‘Chamado de louco por alguns’, como ele mesmo disse, Diá celebrou o fico ‘como um título’.

A reviravolta ganhou a torcida, que mostrava carinho pelo treinador. Diá chegou a atravessar o campo de joelhos no último jogo do Mineiro, quando o time se livrou do rebaixamento. Ainda, por vezes, Diá chegou a elogiar a torcida do clube, dizendo ser a mais apaixonada entre todas as cidades por onde ele já passou.

Vale destacar ainda que o Pousão foi o time do interior que mais colocou torcida no estádio em jogos como mandante no estadual. Foram 27.282 ingressos vendidos para 6 jogos disputados no Manduzão.

Essa foi a primeira vez que o experiente treinador comandou uma equipe do futebol mineiro. Nascido em Natal-RN, Diá fez carreira, principalmente, em times do Nordeste, mas também trabalhou em clubes de São Paulo e outros estados.

Torcida critica demissão

Nas redes sociais, alguns torcedores se mostraram insatisfeitos com a demissão de Francisco Diá do Pousão. Muitos criticaram a decisão e outros ainda aproveitaram para jogar a culpa em jogadores da equipe.

“Que triste isso!!! O técnico tem competência, acho que era melhor rever a presença de alguns jogadores isso sim”, comentou Adriana Ribeiro. “Decisão precipitada. Início de campeonato já trocando de técnico. Isso prejudica o time. A derrota não foi culpa dele”, disse Mauro Fonseca.

“Pra mim errou em mandar técnico embora. Cara chegou mostrou seu valor. Aí diretoria vai lá, contrata estes jogadores que não estão produzindo nada e quem paga o pato é técnico. O técnico mostrou que é bom agora quem tem que mostrar é jogadores. Começar assim logo torcida cria raiva do time aí estádio vai começar ficar vazio”, criticou Rodrigo Digo.

“O time troca de técnico, mas mantém o mesmo elenco e continua com a mesma filosofia de jogo. Não adianta mudar o treinador e manter o mesmo esquema tático e técnico, para resultados diferentes tem que se trilhar caminhos diferentes”, comentou Flávio Lima.

Divulgação Terra do Mandu

Mais Lidas