Notícia

Fiéis aproveitam Carnaval para peregrinar pelo ‘Caminho das Capelas’

São 30 igrejas e capelas em meio a lindas paisagens, num percurso de 75 km entre Inconfidentes, Bom Repouso e Tocos do Moji

Terra do Mandu / 27 fevereiro 2022
Fiéis aproveitam o Carnaval para peregrinar pelo ‘Caminhos das Capelas’. Foto: divulgação/José Valmei Bueno

Fiéis aproveitam o Carnaval para peregrinar pelo ‘Caminhos das Capelas’. Foto: divulgação/José Valmei Bueno

Fiéis aproveitam os dias de Carnaval para fazer o ‘Caminho das Capelas’, em Inconfidentes, Sul de Minas. São peregrinos vindos de várias partes do Brasil que buscam um jeito diferente para dar início à Quaresma 2022.

A caminhada começou neste sábado (26/02), após uma missa na igreja matriz de Inconfidentes. Durante três dias, o grupo de fiéis passará por clinas, riachos, lavouras de café e morango para chegar aos templos sagrados da região.

A rota de peregrinação ‘Caminho das Capelas’ tem 75 quilômetros e passa por todos os povoados rurais do município, além de bairros das vizinhas cidades de Bom Repouso e Tocos do Moji. Os peregrinos percorrerão, a pé, 30 Capelas, Santas Cruzes e Oratórios que fazem parte do caminho.

Para sinalizar o ‘Caminho das Capelas’, a prefeitura de Inconfidentes instalou totens contendo o desenho da Estrela, símbolo da rota, e das setas de orientação de direção. A construção das estruturas feitas em concreto foi inspirada na sinalização do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Por dia, os visitantes andam cerca de 25 km. Ao final do percurso, os participantes recebem um certificado.

“Essa é uma oportunidade para conhecerem a zona rural de Inconfidentes e de municípios vizinhos, por meio da caminhada. Nossa proposta é proporcionar contemplação e oração junto à natureza e às capelinhas. É um jeito diferente de passar o carnaval”, conta um dos organizadores da peregrinação, José Valmei Bueno.

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Imagem: reprodução

‘Caminho das Capelas’ em Inconfidentes. Foto: José Valmei Bueno

Mais Lidas