Notícia

Peregrinos inauguram o ‘Caminho das Capelas’, em Inconfidentes

Nova rota de peregrinação do Sul de Minas tem 27 igrejas e capelas, num percurso de 75 quilômetros, em meio a lindas paisagens. Totens indicam o caminho.

Terra do Mandu / 14 novembro 2021
‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Imagem: José Valmei Bueno

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Imagem: José Valmei Bueno

Cerca de 75 peregrinos participam da primeira peregrinação do ‘Caminho das Capelas’, o mais novo roteiro de peregrinação do Sul de Minas. O caminho que leva a 27 capelas foi idealizado pelo jornalista e pesquisador José Valmei Bueno. A intenção é resgatar a história das capelas urbanas e rurais de Inconfidentes, por meio da criação de um caminho de peregrinação.

O ‘Caminho das Capelas’ tem um percurso total de 75 quilômetros, que pode ser percorrido em três dias. O ponto inicial e final do caminho é a Igreja Matriz de São Geraldo Majela, construída a partir de 1952. O trajeto é sinalizado com totens de concreto, instalados pela prefeitura de Inconfidentes. Os totens possuem setas e estrelas, que conduzem o peregrino a uma experiência de imersão no que há de mais puro no cotidiano dos mineiros: a fé!

A primeira peregrinação no ‘Caminho das Capelas’ teve início neste sábado (13) e será concluído nesta segunda-feira (15). Os peregrinos que inauguram o caminho são de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Eles se inscreveram para a primeira caminhada.

O ‘Caminho das Capelas’ é composto por 24 igrejas dentro do município de Inconfidentes, além de outras duas capelas do vizinho município de Bom Repouso, e uma no município de Tocos do Mogi. Todas estão abertas para a peregrinação inaugural.

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes

Início do ‘Caminho das Capelas’ é na igreja matriz de São Geraldo Majela. Imagem: reprodução

Site do Caminho das Capelas

As pessoas interessadas em conhecer a nova rota de peregrinação, podem acessar o site do ‘Caminho das Capelas’, que traz os roteiros e mapas de cada percurso. Há também as indicações de pousadas.

‘Conhecer esse pedacinho de Minas Gerais, lapidado por entre as colinas da Serra da Mantiqueira, é uma vivência de encontro com a história e com a fé de um povo originado pela colonização portuguesa, italiana, espanhola, africana, estoniana e de tantas outras nacionalidades’, descreve José Valmei Bueno, jornalista autor da pesquisa sobre as igrejas e idealizador do ‘Caminho das Capelas’.

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Imagem: reprodução

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Foto: José Valmei Bueno

Totens indicam o caminho

Para facilitar a orientação dos peregrinos, a prefeitura de Inconfidentes construiu e instalou cerca de 120 totens em todo o percurso. As estruturas feitas em concreto foram inspiradas na sinalização do Caminho de Santiago de Compostela e cada uma delas trazem a seta e a estrela, símbolo do ‘Caminho das Capelas’.

‘Caminho das Capelas’ é inaugurado em Inconfidentes. Imagem: reprodução

Totens indicam o caminho. Foto: José Valmei Bueno

Na rota, além de visitarem as Capelas dedicadas a diferentes santos, os peregrinos também conhecerão lavouras de café, cachoeiras e os povoados rurais de Inconfidentes, além de algumas Capelas dos municípios de Bom Repouso e Tocos do Mogi.

Durante o trabalho de pesquisa, o jornalista José Valmei Bueno fez uma reportagem em vídeo mostrando parte do ‘Caminho das Capelas’. No vídeo são 14 capelas, em um trajeto de 27 quilômetros. ASSISTA ABAIXO:

Mais Lidas