Notícia

Monte Verde registra -1.2°C, a menor temperatura de MG nesta segunda

Nova massa de ar frio deve ficar até a quinta-feira. Esta terça será ainda mais frio na região.

Magson Gomes / 19 julho 2021

Geada em Monte Verde (19/07). Foto: Mari Felippini

Uma nova massa de ar frio chegou ao Sul de Minas e derrubou as temperaturas. O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, voltou a registrar a menor temperatura do estado, com -1.2°C na madrugada desta segunda-feira (19), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com tanto frio, a geada voltou a se formar, cobrindo a vegetação, congelado folhas e flores.

Outra cidade que teve temperatura negativa foi Maria da Fé. A estação do INMET marcou -0.6°C. Em Passa Quatro o frio foi de 5°C e em São Lourenço a mínima foi de 3.2°C. O município de Pouso Alegre não possui estação do INMET. De acordo com o INPE, a mínima na cidade hoje foi de 6°C e amanhã será de 2°C.

O meteorologista do INMET, Claudemir de Azevedo, disse que a previsão é que essa nova onda de frio mais intenso fique na região até a próxima quinta-feira, dia 22. Para esta terça, são esperadas temperaturas de -4 graus na Serra da Mantiqueira.

Geada em Monte Verde (19/07). Foto: Mari Felippini

Geada em Monte Verde (19/07). Foto: Rebecca Wagner

Menor temperatura do ano

A menor temperatura de 2021 registrada em Minas Gerais ocorreu no dia 1º de julho, em Maria da Fé. A estação do INMET marcou -4.2°, um recorde desde que as medições começaram a ser feitas, em 2006. Os campos, plantações, ficaram cobertos de gelo.

No dia seguinte, a estação municipal instalada em Delfim Moreira, também na Serra da Mantiqueira, registrou um frio de -7°C. As imagens impressionam. São placas de gelo em água congelada no bebedouro dos animais; gotas congeladas e penduradas nos galhos das plantas; camiseta que congelou ao passar a noite ao ar livre; e uma vegetação coberta pela geada. Foi assim que as coisas amanheceram no bairro Charco, em Delfim Moreira.

Mais Lidas