Notícia

Delfim Moreira registra temperatura de -7°C nesta sexta-feira, a menor de MG

Registro foi no bairro Charco, em estação monitorada pela prefeitura. Onde o INMET tem estação, a menor temperatura foi em Monte Verde com -0,4°C.

Magson Gomes / 02 julho 2021

Delfim Moreira registra -7°C  no bairro Charco. Fotos: Eliana Faria/Mateus Cortez e Fernando Maia

O Sul de Minas registrou o terceiro dia seguido de frio intenso e de geadas, principalmente nos municípios que ficam na Serra da Mantiqueira. E a menor temperatura desta sexta-feira (02) pode ter sido em Delfim Moreira. Uma estação particular, monitorada pela prefeitura, instalada no bairro Charco, zona rural do município, registrou -7°C na madrugada.

As imagens impressionam. São placas de gelo em água congelada no bebedouro dos animais; gotas congeladas e penduradas nos galhos das plantas; camiseta que congelou ao passar a noite ao ar livre; e uma vegetação coberta pela geada. Foi assim que as coisas amanheceram no bairro Charco, em Delfim Moreira.

Cristais de gelo ficaram pendurados nas plantas. Fotos: Eliana Faria/Mateus Cortez e Fernando Maia

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer da cidade, Mateus Ribeiro, conta que a expectativa era de frio ainda mais intenso. Eles esperavam -9°C por conta das condições que indicavam de tempo limpo e sem vento. De qualquer forma, o registro surpreendeu. A estação fica no limite de Delfim Moreira com Campos do Jordão. O equipamento foi instalado pelo estudante de geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Gabriel Cardoso, que procurava o que seria o ponto mais frio da Serra da Mantiqueira.

Camiseta congela com frio de -7°C em Delfim Moreira. Fotos: Eliana Faria/Mateus Cortez e Fernando Maia

‘Minas não tem mar, mas tem geada’, mostra o sec. de Turismo de Delfim Moreira, Mateus Ribeiro.

Mais frio na região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) não tem estação em Delfim Moreira. Nos locais medidos pelo instituto, a menor temperatura desta sexta foi em Monte Verde, distrito de Camanducaia, com -0,4°C. Nelson Pacheco, senhor do tempo, fotografou a geada cobrindo a relva.

Geada desta sexta-feira (02/07) em Monte Verde. Foto: Nelson Pacheco

Maria da Fé, que ontem (01/07) teve a menor temperatura de Minas Gerais com -4,2°C, registrou 1,2°C nesta sexta no ponto onde está a estação automática do INMET. Porém, na medição dos equipamento do município, instalados no bairro Reserva a temperatura foi de -2,2°C.

Geada em Maria da Fé nesta sexta-feira (02/07). Foto: William Siqueira

Mais Lidas