Notícia

Maria da Fé registra -4,2°C e bate recorde de frio em MG, segundo o INMET

Foi a menor temperatura registrada em Minas Gerais em 2021. Houve também geada em outras cidades do Sul de Minas.

Magson Gomes / 01 julho 2021

Maria da Fé registra -4,2°C e bate recorde de frio em MG, segundo o INMET. Foto: William Siqueira

Maria da Fé bateu o recorde de frio em Minas Gerais no ano com temperatura negativa de -4,2°C, registrada na madrugada desta quinta-feira, 1º de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No termômetro da cidade e nos aplicativos de celular a temperatura foi de -5°C.

A forte geada cobriu toda a vegetação, como mostram as fotos feitas por William Siqueira, geógrafo que monitora o clima na cidade. O branco das camadas de gelo mudou o tom da paisagem.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, essa foi a menor temperatura já registrada na estação automática do INMET instalada no município em 2006. Anteriormente, o dia mais frio tinha sido em 28 de junho de 2011, quando o equipamento marcou -2,6°C. A estação fica a uma altitude de 1.281 metros do nível médio do mar, na Serra da Mantiqueira, em Maria da Fé.

No distrito de Monte Verde, que ontem (30/06) havia registrado o frio mais intenso do ano em Minas com -2,7ºC, dessa vez ficou com temperatura em -1,5°C, segundo a medição local de Nelson Pacheco, o ‘senhor do tempo’ do distrito. E houve geada em vários pontos.

Geada em outras cidades

As condições de baixas temperaturas e céu limpo favoreceram a formação de geada até mesmo em cidades que não costumam registrar esse fenômeno. Moradores fotografaram os cristais de gelo na relva em diversos pontos do Sul de Minas. Veja fotos abaixo:

Gonçalves com temperatura a zero grau ao amanhecer. Foto: Marília Ribeiro

Geada em Monte Verde. Foto: Associação Turista Vale do Bom Jardim

Geada em Monte Verde. Foto: Associação Turista Vale do Bom Jardim

Leve geada em Turvolândia. Foto: Adilson Domingues

Geada no distrito São José do Pantano, em Pouso Alegre. Foto: Adriano Coutinho

Maria da Fé registra -4,2°C e bate recorde de frio em MG, segundo o INMET. Foto: William Siqueira

 

Mais Lidas