0

Com previsão de inauguração em 2021, Cimed já opera primeira fase da nova planta em Pouso Alegre

Magson Gomes
17/12/2020

A nova fábrica, às margens da Fernão Dias, terá o dobro de tamanho da unidade atual. Depois de inaugurada, Pouso Alegre passará a ter duas fábricas da farmacêutica.

Nova fábrica fica no antigo prédio da Locomotiva, na Fernão Dias. Foto: Cimed/Divulgação

A Cimed já opera um novo centro de distribuição no Sul de Minas. No mês passado, a farmacêutica inaugurou a primeira fase da sua segunda unidade industrial em Pouso Alegre, Sul de Minas. Nessa etapa o novo CD operado com capacidade de armazenamento para cerca de 12.000 pallets.

A nova unidade fica às margens da rodovia Fernão Dias, área adquirida da antiga Locomotiva, num espaço de mais de 283 mil m², exclusivamente destinado à produção de medicamentos sólidos orais (comprimidos) genéricos e similares. Além do laboratório de controle de qualidade e todas as estruturas de suporte do complexo fabril. Ao todo, serão 44 mil metros quadrados de área construída – mais que o dobro em relação à atual planta, que fica no bairro Santa Rita, também em Pouso Alegre.

O investimento feito na nova fábrica é de R$ 200 milhões. A iniciativa envolve números que representarão um incremento significativo na capacidade produtiva atual. “Com a nova unidade industrial, nós ampliaremos a capacidade da produção de sólidos dos atuais 28 milhões para 40 milhões unidades de varejo por mês, podendo ser expandida para 60 milhões no médio prazo”, afirma o diretor executivo de operações Amaraí Furtado.

Em 2020, a Cimed foi a farmacêutica foi a que mais cresceu, quando comparada às 20 maiores do setor. No segundo trimestre, por exemplo, a companhia teve a melhor evolução, tanto em unidades quanto em faturamento. No acumulado 2020, ultrapassou concorrentes em unidades vendidas, se tornando a terceira maior, e chegando ao 12º lugar em faturamento.

Um dos diferenciais da companhia é a cadeia vertical de distribuição, ou seja, possui centros de distribuições próprios espalhados em todos os estados do Brasil. Em virtude do cenário atual, a empresa antecipou os lançamentos de produtos, como os para melhorar a imunidade, programados, antes, para ocorrerem no segundo semestre de 2020. É o caso das vitaminas Lavitan 5G e Lavitan CDZSE. Essa categoria foi uma das que mais cresceram em vendas durante a pandemia.

Mesmo num cenário de crise, a Cimed segue com o plano de crescimento para 2020.

Nova unidade já opera o centro de distribuição. Foto: Cimed/Divulgação

SOBRE A CIMED

A Cimed é umas das maiores farmacêuticas do país com mais de 40 anos de história, é um dos poucos grupos de capital totalmente nacional. Apresenta um portifólio de mais de 600 itens no catálogo e uma distribuição nacional para mais de 50 mil pontos de vendas atendidos diretamente. Além disso, a Cimed é líder do setor na venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIP). Com sede administrativa em São Paulo, a empresa tem mais de 4.000 colaboradores em todo Brasil. Seu complexo fabril se encontra em Pouso Alegre (MG), e o centro de distribuição e a unidade gráfica em São Sebastião da Bela Vista (MG), além de contar com 25 centros de distribuição pelo país. Atualmente, a empresa é uma das maiores apoiadoras do esporte nacional, patrocinando a Seleção Brasileira de Futebol.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.