Região

Professora vítima de acidente de bicicleta segue na UTI e deve passar por nova cirurgia

Magson Gomes / 20 janeiro 2020

O quadro de Ana Paula Romualdo é considerado estável. Ela vai passar por cirurgia nos braços que foram quebrados na queda. Segundo o marido Alaor Rodrigues, a cirurgia de reconstrução do rosto da professora foi um sucesso.

Bicicleta em que a professora estava e foto arquivo pessoal dela antes do acidente. Foto: reprodução redes sociais

A professora Ana Paula Romualdo segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Segundo a assessoria de imprensa do HCSL, o quadro da professora é considerado estável. Ana Paula, que já passou por cirurgia de reconstrução do rosto, deve passar por cirurgia nos braços que foram fraturados no acidente.

Ana Paula sofreu uma queda de bicicleta na última quarta-feira, dia 15, em Tocos do Moji. Ela descia uma rua quando a bicicleta perdeu o freio. A professora bateu na parede de uma casa e, em seguida, caiu sobre uma escadaria que fica na mesma rua.  Ana Paula foi levada ao pronto socorro de Borda da Mata e transferida de helicóptero Arcanjo para o hospital de Pouso Alegre.

Rua onde a professora caiu. Foto: redes sociais

Ainda na noite de quarta-feira, a professora foi submetida a uma cirurgia para reconstrução do rosto e da mandíbula. Por causa das lesões sofridas no rosto, os médicos fizeram uma traqueostomia para ajudar na respiração da paciente.

A reportagem do Terra do Mandu também falou, nesta segunda-feira (20), com o marido de Ana Paula. Alaor Rodrigues Machado disse que a esposa está reagindo bem ao tratamento. Ela está consciente e responde com sinais às perguntas dos médicos e da família. Por causa da traqueostomia, a professora ainda não consegue falar.

O marido Alaor diz, aliviado, que o acidente não deverá deixar sequelas na esposa. Segundo ele, exames não detectaram lesões graves em Ana Paula.

Doações de sangue e nova cirurgia

No acidente, a professora Ana Paula fraturou os dois braços. Um foi quebrado na altura no antebraço. No outro, a lesão foi no punho. Segundo Alaor, os médicos deverão fazer uma cirurgia no braço de Ana Paula ainda esta semana.

A família também está pedindo doações de sangue em nome da professora. Pode ser qualquer tipo sanguíneo. São necessários 12 doações para repor o estoque utilizado nas cirurgias feitas nela.

Os voluntários devem procurar o Hemocentro Regional, entre os horários das 07h às 11h e dar o nome de Ana Paula Romualdo Toledo no ato da doação.

As doações podem ser agendadas pelo site da Fundação Hemominas AGENDE SUA DOAÇÃO. Quem quiser doar pode ligar no Hemocentro para tirar dúvidas e se apta para doação. O telefone é o 3449-9900. O Hemocentro que fica na Rua Comendador José Garcia, 846, próximo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

 

 

 

Mais Lidas