Educação

Estudantes apresentam soluções na 1ª Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre

Magson Gomes / 23 novembro 2019

São 22 projetos, divididos nas categorias de mercado e impacto social. As melhores ideias receberão prêmios em dinheiro. Todas passam por avaliação de possíveis investidores. VEJA ALGUNS PROJETOS NO VÍDEO ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE A OLIMPÍADA.

Neste fim de semana acontece a fase final da 1ª Olimpíada do Empreendedorismo de Pouso Alegre. Alunos de sete instituições superiores da cidade desenvolveram suas ideias nas categorias de mercado e impacto social. A Olimpíada é realizada pelo Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (Nempa), Acipa e Sebrae, com o apoio da prefeitura.

Ao todo, são 22 equipes que passaram por treinamentos e capacitação durante seis meses com especialistas.

Os resultados de cada grupo estão sendo apresentados neste sábado (23) e domingo (24) em um evento no Serra Sul Shopping. O evento é aberto ao público. VEJA PROGRAMAÇÃO ABAIXO.

PROJETOS APRESENTADOS

São 13 soluções voltadas para a categoria de impacto social, que envolvem meio ambiente, acessibilidade, inclusão social, entre outros. E nove propostas de mercado com ideias para construção civil, mineração, viagens, medicina, etc.

Entre os projetos de impacto social tem o Adote 1 Idoso, desenvolvimento por alunas do curso de medicina da Univás, Gabrielle Villena (4º ano) e Débora Toledo (4º ano) e pela recém-formada, Fernanda Laraia.

As estudantes de medicina Débora e Gabrielle são da equipe que desenvolveram a proposta Adote 1 idoso. Foto: Terra do Mandu

Segundo elas, em 2018 três idosos morreram no bairro São João, em Pouso Alegre, por falta de cuidados em casa. Moravam sozinhos e não recebiam a devida atenção de familiares ou quaisquer outras pessoas. A ideia da equipe é criar um programa onde jovens do próprio bairro sejam incentivados a adotar um idoso e passar a fazer visitas periódicas para conversar e preencher um formulário sobre o idoso. VEJA DETALHES NO VÍDEO ABAIXO.

Entre os projetos de mercado, tem uma prensa desenvolvida por estudantes do curso de engenharia mecânica da Una para atender as mineradoras. De acordo com a equipe, a prensa garante rejeitos zero, o que evitaria a existência das barragens de rejeitos, como aquelas de Brumadinho e Marinha, que mataram mais de 250 pessoas e destruíram rios e vilas inteiras.

Tem ainda o ‘Uber’ da construção civil desenvolvido por dois alunos do curso de engenharia civil do IFSULDEMINAS. A ideia é criar um aplicativo onde estarão reunidos todos os profissionais que prestam serviços na área de construção civil, desde o pedreiro, serralheiro, encanador, eletricista, com duas devidas referências.

De acordo com pesquisa da equipe, mais de 90% desses profissionais são chamados através de indicações. O aplicativo faria esse serviço de indicar os profissionais.

Nossa reportagem entrevistou os organizadores da 1ª Olimpíada do Empreendedorismo e mostra projetos citado acima. VEJA!

Confira a programação:

23/11 – SÁBADO

11:00 – Abertura da Olimpíada seguida de visita aos stands.

13:00 – Palestra XP Investimentos.

14:00 – Apresentações dos pitchies da categoria Mercado.

16:30 – Roda de conversa sobre negócios de impacto social. I

18:00 – Apresentações dos pitchies da categoria Impacto Social.

24/11 – DOMINGO

11:00 – Visita aos stands.

14:00 – Marketing Digital de Resultado – Willian Vitale CEO da Agência Seo Resultado.

15:30 – O cooperativismo e o microcrédito – Uma palestra da SICOOB Credivás.

17:00 – Empreendedorismo e valores – André Rezende, CEO da Prática Produtos S.A.

19:00 – Cerimônia de premiação para os melhores colocados da categoria Mercado e Impacto Social.

Mais Lidas