Política

Plano Diretor: Audiências públicas debatem o desenvolvimento de PA

Magson Gomes / 21 outubro 2019

Nova rodada começa nesta segunda e vai até sexta. A elaboração do plano diretor é obrigatória para cidades acima de 20 mil habitantes. Ele é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

Novos edifícios e novos loteamentos não param de surgir na cidade. Esse desenvolvimento precisa é orientado pelo PDM. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Nesta segunda-feira (21) tem início a 3ª rodada de audiências públicas para elaboração do Plano Diretor de Pouso Alegre. O debate de hoje será no CAIC do bairro São João, a partir das 19h. Os moradores são convidados a participar. Até a próxima sexta (25), outras regiões da cidade receberão as reuniões itinerantes.

O assunto na pauta da rodada é: “Estratégias de Desenvolvimento Urbano, Macrozoneamento e Zoneamento Urbano”. A elaboração do plano diretor é obrigatória para cidades acima de 20 mil habitantes. Ele é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana.

Em Pouso Alegre, os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Projetos Especiais da Prefeitura, com orientação de técnicos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

ESTUDO PROJETA QUE POUSO ALEGRE PODERÁ CHEGAR A 280 MIL HABITANTES DAQUI 20 ANOS

“O Plano Diretor Municipal é obrigatoriamente participativo e deve garantir que a prefeitura, vereadores e comunidade, por meio de representantes da sociedade civil organizada de vários setores, participem da sua elaboração, traçando as diretrizes para o desenvolvimento geral do município”, explica o coordenador José Carlos Costa.

A principal finalidade do Plano Diretor é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população. O PDM define a política para a solução dos problemas escolhidos e fixa objetivos e diretrizes da organização territorial.

As audiências públicas serão realizadas nos seguintes locais e horários:

21/10 – segunda-feira, 19h – CAIC São João – Av. Três Corações, 1450 –  (região do bairro São João)

21/10 – segunda-feira, 19h – UAITEC (Av. Ver. Antonio da Costa Rios, 1.154 – São Geraldo)

22/10 – terça-feira, 19h – CAIC Árvore Grande – Rua Ennes Baganha, 315  (região do bairro Árvore Grande)

22/10 – terça-feira, 19h30 – Salão Paroquial do bairro Pantano – Praça Dom Otávio (região do Distrito do Pantano)

23/10 – quarta-feira, 19h – Escola Municipal Pio XII – Rua Hilda Maria Bueno (região do bairro Cidade Jardim)

23/10 – quarta-feira, 19h – Câmara Municipal – Av. São Francisco (região do bairro Primavera e Centro)

24/10 – quinta-feira, 19h30 – Escola Municipal do Cervo (região do bairro do Cervo)

24/10 – quinta-feira, 19h – Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa – Rua Sebastião Nicolau Andrade, 45 (região do bairro Faisqueira)

25/10 – sexta-feira, 19h – Escola Municipal Clarisse Toledo  – Rua Palmeiras da Concórdia, 317 (região do bairro São Cristóvão)

25/10 – sexta-feira, 19h30 – Escola Municipal do Algodão (região do bairro Algodão)

Informações detalhadas sobre as etapas e produtos que estão sendo desenvolvidos no PDM, estão disponíveis no site http://www.planodiretor.pousoalegre.neiru.org/

Mais Lidas