Notícia

Estudo projeta que Pouso Alegre poderá chegar a 280 mil habitantes daqui 20 anos

Magson Gomes / 01 outubro 2019

População da cidade irá, praticamente, dobrar no período, segundo estudo feito pela UNIFEI e que compreende o novo Plano Diretor da cidade que está em fase de elaboração.

Novos edifícios e novos loteamentos não param de surgir na cidade. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Pouso Alegre vem se destacando no Sul de Minas como a cidade que mais gera empregos e, consequentemente, mais recebe novos moradores. Dados de um estudo divulgado nesta terça-feira (01/10) mostram que o crescimento será ainda mais acelerado nos próximos anos. A população de Pouso Alegre poderá passar dos atuais 150 mil moradores para 280 mil pessoas em 20 anos.

O estudo foi elaborado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e faz parte da elaboração do Plano Diretor, que é os apontamentos de como a cidade vai se desenvolver nos próximos anos e prepara-la para poder suportar esse desenvolvimento, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida.

OS NÚMEROS ATUAIS DO CRESCIMENTO

Dados do IBGE mostram que, entre 2010 e 2019, Pouso Alegre ganhou uma nova cidade, em números de novos habitantes. São 20.122 pessoas que chegaram para morar, trabalhar e estudar. A economia saltou do terceiro para o primeiro lugar, com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Sul de Minas, com produção de quase R$ 7 bilhões em riquezas por ano.

De janeiro de 2017 a agosto de 2019, números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que foram criados 4 mil e 148 novos postos de trabalho com carteira assinada na cidade.

Entre os diferenciais do município, estão a localização estratégica, próximo dos grandes centros consumidores do país; a infraestrutura, com faculdades e universidades que garantem formação de mão de obra qualificada; além de escolas, creches, hospitais, hotéis e toda uma rede que serve quem está de passagem a trabalho ou quem decidiu montar um novo lar por aqui.

 A EVOLUÇÃO DO EMPREGO X O CRESCIMENTO DA CIDADE

No estudo elaborado pelos técnicos da UNIFEI, aponta que a geração de empregos formais em Pouso Alegre continuará acima da média regional, estadual e nacional. Com isso, a previsão é que a cidade irá receber cada vez mais pessoas em busca de trabalho e a população poderá ter um saldo de mais de 130 mil habitantes em 20 anos.

De acordo com métodos matemáticos, a projeção geométrica eleva o número de habitantes para 280 mil em 2040, considerando a evolução de empregos em comparação com o número de habitantes.

Secretário acredita que indústrias vão alavancar o mercado de trabalho na cidade nos próximos meses. Foto: Ascom/PMPA

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato, a ampliação das empresas em atividades e as novas que passam a integrar o parque industrial, bem como o segmento de serviços, puxado pelo comércio, são corresponsáveis por grande parte desses números e se destacam como fonte de geração de empregos, mantendo Pouso Alegre nesta posição privilegiada.

Mais Lidas