Pouso Alegre

Locomotiva fecha fábrica em Pouso Alegre e demite 195 funcionários

Magson Gomes / 21 agosto 2018

Empresa diz que crise no país afetou o faturamento e não restou outra saída. Veja no vídeo o momento em que a empresa faz o comunicado aos funcionários. Tem ainda depoimentos de quem trabalhou mais de duas décadas na empresa.

A notícia já esperada por alguns funcionários da Locomotiva foi confirmada na tarde desta terça-feira (21). A empresa anunciou o fechamento da unidade que fabricava lonas para caminhões em Pouso Alegre, Sul de Minas. Com a decisão, 195 pessoas perdem o emprego. As rescisões de contrato começam a ser feita já nesta quarta, na sede do sindicato que representa a categoria.

Pela manhã, Terra do Mandu já tinha conversado com funcionários que estavam apreensivos, já que a empresa não dava nenhuma informação, sendo que a empresa está com energia cortada há 15 dias e os empregados com os salários atrasados.

A fábrica estava em Pouso Alegre desde 1999, quando o Grupo Locomotiva adquiriu a antiga Alpargatas, localizada às margens da rodovia Fernão Dias, km 848, bairro Ipiranga. Antes do início da crise que levou ao encerramento das atividades no Sul de Minas, a fábrica chegou a ter 500 funcionários. Mas, há cerca três anos as demissões começaram a ser feitas. Foram mais de 200 cortes de forma gradual. Agora, o grupo decidiu fechar a unidade de vez. A empresa mantém unidade em Caçapava, no interior de São Paulo.

No vídeo reportagem abaixo, o gerente administrativo e recursos humanos da Locomotiva, Jean Carlo Aparecido Teixeira, explica que a crise econômica no Brasil afetou diretamente o negócio da empresa que é a produção e comercialização de lonas para caminhões. Como não havia venda desses veículos no país, não tinha também demanda para o produto.

A empresa já vinha em recuperação judicial, mas teve a situação agravada com a greve dos caminhoneiros. Ainda segundo o gerente, a Locomotiva irá honrar com todos os encargos trabalhistas dos funcionários demitidos.

Ainda no vídeo, tem depoimentos de pessoas que trabalharam mais de duas décadas na empresa, iniciando quando ainda era Alpargatas.

O representante do sindicato dos trabalhadores diz que a proposta de acordo da empresa foi aceita.

Sobre a Locomotiva

O Grupo Locomotiva está em Pouso Alegre desde 1999, quando adquiriu a antiga Alpargatas e passou a funcionar no mesmo prédio, às margens da rodovia Fernão Dias, no km 848, bairro Ipiranga.

A empresa é fabricante de lonas, laminados e filmes flexíveis de PVC do país que oferece uma ampla linha de produtos para atender as mais diversas aplicações em vários segmentos: coberturas para transportes de cargas, lonas para toldos, lonas para aplicações náuticas, lonas para moda e decoração, comunicação visual, embalagens, papelaria, lazer, brindes e vestuário.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas