Polícia

Motorista que atropelou cachorros de rua se apresenta na delegacia

Terra do Mandu / 05 outubro 2017

O rapaz de 27 anos estava acompanhando do advogado. Depois de ouvido, ele foi liberado.

Quatro dias depois de atropelar três cachorros de rua em Pouso Alegre (MG), matando um deles, o motorista de 27 anos se apresentou na delegacia. O rapaz estava na companhia de seu advogado, prestou depoimento e foi liberado.

Ontem, o delegado Clauber Marcel já havia adiantado que o advogado tinha ido à delegacia para acertar a apresentação de seu cliente. O delegado não passou detalhes do depoimento do motorista. O motorista não assumiu que teve a intenção de atropelar os animais. As imagens de câmeras de imóveis da rua mostram que o carro muda de trajetória, indo pra cima dos cães. Veja vídeo abaixo.

Após depoimento, o motorista assinou um TCO e foi para casa. Ele será enquadrado no artigo 32 da Lei 9.605.  Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

O caso

No último domingo (01), câmeras de imóveis do bairro Ibirá flagraram quando o carro gol sobre uma rua em alta velocidade. Quando percebe os cães deitados na lateral da rua, o motorista de 27 anos muda o trajeto para passar sobre os animais. Três cachorros são atingidos pelo carro. O cãozinho Lélo morreu na hora; o irmão dele Tuck teve ferimentos, foi medicado numa clínica veterinária e ficou sob cuidados de voluntários. O outro animal não precisou de maiores cuidados.

A batida nos cães foi tão forte que o para-choque do carro se solta. O motorista ainda volta para buscar a peça que caiu na rua. Ele desce do carro e pega o material, deixando os cachorros agonizando no local.

A cena revoltou os moradores de Pouso Alegre. Milhares de pessoas compartilharam as imagens divulgadas nas redes sociais e pediram a prisão do autor. Outras pessoas de outras regiões de Minas Gerais e até de outros estados também ficaram indignadas com o caso. Defensores dos animais se manifestaram pedindo justiça, com a prisão do homem.

Ainda no domingo, a polícia conseguiu chegar até o motorista. Mas apenas o carro estava na casa dele.

Moradores cuidavam dos animais

Uma moradora contou que Lélo e o irmão Tuck viviam na rua e eram cuidados pelas pessoas do local. Janete Coelho disse que o filho dela alimentava e prestava outros cuidados para os cães de rua. Foi ele quem fez o enterro do Lélo no domingo. Tuck recebeu os cuidados numa clínica veterinária e está na casa de Janete, em observação. “Eles sempre foram cuidados por nós com muito amor. Se ficam doentes, são devidamente tratados. E olha que é difícil cobrir estes gastos. Mas nunca deixamos de tratar deles quando é preciso”, conta a moradora.

Leia: Lélo: O cão morto após atropelamento proposital era cuidado por moradores do bairro.

Mais Lidas