Pouso Alegre

São 17 casos suspeitos de coronavírus em Pouso Alegre; na região passam de 200 em análise e 1 confirmado

Magson Gomes / 20 março 2020

As medidas de restrição de circulação nas ruas foram endurecidas pela prefeitura, com possibilidade de até uso da força policial.

A secretaria municipal de Saúde de Pouso Alegre informou nesta sexta-feira (20) que já são 17 casos suspeitos de pessoas infectadas com o novo coronavírus na cidade em que as amostras desses pacientes foram coletadas e aguardam o resultado dos exames. Nenhum caso em Pouso Alegre foi confirmado de portador da covid-19, provocada pelo vírus. Um caso que entrou como suspeito no início do mês já foi descartado.

“Hoje nós tivemos um dia muito difícil nas nossas unidades de saúde, com vários casos com sintomas. Os resultados desses exames demoram a voltar. Mas nós precisamos já tratar esses pacientes. Nós pedimos à população que respeite as regras de isolamento domiciliar. Temos muita gente ainda circulando, não acreditando que isso (casos da doença) possa acontecer aqui. Não precisamos esperar a morte chegar na nossa frente para tomar uma atitude”, afirma a secretária de Saúde, Sílvia Regina Pereira.

De acordo com o boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no Sul de Minas já são mais de 200 casos suspeitos e um confirmado. A primeira vítima confirmada com a covid-19 na região é uma mulher de Poços de Caldas.

No estado, até o momento, são 4.084 em investigação como suspeitos e 38 casos confirmados.

Foram notificados casos confirmado da covid-19 nos seguintes municípios: Belo Horizonte (20 casos); Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis (1 caso); Ipatinga (1 caso); Juiz de Fora (5 casos); Mariana (1 caso); Nova Lima (4 casos) Patrocínio (1 caso); Poços de Caldas (1 caso) Sete Lagoas (1 caso); Uberaba ( 1 caso); Uberlândia (1 caso).

POUSO ALEGRE ENDURECE AS REGRAS PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS

Nesta sexta-feira o prefeito Rafael Simões (DEM) editou um novo decreto, ampliando as medidas já previstas no decreto que declarou situação de emergência em saúde em Pouso Alegre.

Conforme as novas regras, a maior parte dos estabelecimentos comerciais deverão ficar fechados a partir deste sábado (21).  Apenas os serviços considerados essenciais permanecerão abertos, entre eles supermercados, postos de combustíveis, farmácias, lotéricas, Correios. O decreto ainda proíbe a aglomeração de pessoas nas ruas e demais espaços público de Pouso Alegre e prevê, caso necessário, o uso da força policial para dispersar essas aglomerações.

Mesmo os estabelecimentos que poderão abrir, terão que seguir normas previstas no decreto para funcionar. Será permitida a entrada apenas de cinco pessoas por vez em cada loja. Ao organizar filas, deverão obedecer a um distanciamento mínimo entre as pessoas. E ainda deverá ser disponibilizado álcool em gel para a higienização no local.

Abaixo a lista do que tem permissão para funcionar:

  • Supermercado e afins
  • Farmácias
  • Posto de gasolina, proibido loja de conveniência
  • Padaria
  • Loja de produtos agropecuários, veterinários e clínicas veterinárias.
  • Varejistas de frios e laticínios
  • Hortifrutigranjeiros, desde que respeite o espaçamento de 02 metros entre barracas
  • Instituições financeiras, seguindo normas da BACEN
  • Casas lotéricas
  • Logística de transporte
  • Açougue e casa de carnes
  • Empório, não permitido qualquer tipo de consumo local
  • Empresas de fornecimentos de produtos e insumos para construção civil

Leia o decreto na íntegra: DECRETO Nº 5.124

VÍDEO:


Mais Lidas