São Gonçalo do Sapucaí recebe 7º Festival de Bandas e Fanfarras neste domingo
Evento reúne grupos de Minas Gerais e São Paulo no Largo do Rosário e celebra os 10 anos da Banda Marcial Fênix
Iago Almeida / 26 setembro 2026Evento reúne grupos de Minas Gerais e São Paulo no Largo do Rosário e celebra os 10 anos da Banda Marcial Fênix
Iago Almeida / 26 setembro 2026
Foto: Divulgação Prefeitura de SGS
São Gonçalo do Sapucaí recebe neste domingo (27/9) o 7º Festival de Bandas e Fanfarras. O evento começa ao meio-dia, no Largo do Rosário, e reúne grupos de diferentes cidades de Minas Gerais e também de São Paulo. A programação faz parte da Semana Cultural André Lorieri.
Ao todo, estão confirmadas bandas e fanfarras de São Gonçalo do Sapucaí, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Três Corações, Heliodora, Maria da Fé, Elói Mendes, Careaçu, São Sebastião da Bela Vista, São José do Alegre e Cordislândia, além de Campos do Jordão (SP).
As apresentações vão levar ao Largo do Rosário repertórios e performances de bandas marciais, reunindo músicos de diferentes idades em um encontro que também valoriza a tradição das fanfarras e o trabalho desenvolvido pelos grupos participantes.

Realizado pela Banda Marcial Fênix, o festival chega à sétima edição justamente no ano em que o grupo de São Gonçalo do Sapucaí completa uma década de fundação.
Criada com o objetivo de promover a música e contribuir para a formação cultural de jovens, a Fênix desenvolve atividades que envolvem ensaios, apresentações e participação em eventos culturais.
Para o presidente e fundador da banda, Deusdete Silva, a realização do festival marca uma década de trabalho. “Chegar aos 10 anos da Banda Marcial Fênix e realizar a sétima edição do nosso festival é motivo de muita alegria. Esse evento nasceu com o objetivo de reunir bandas, valorizar a música e proporcionar um espaço para que nossos integrantes e os grupos convidados possam mostrar seu trabalho”, afirma.
Segundo ele, o encontro também ajuda a manter a tradição das bandas e fanfarras no município. O regente e fundador da Fênix, Ewerton Jonas, destaca o trabalho realizado pelos músicos antes das apresentações.
“Cada apresentação representa meses de ensaios, dedicação e aprendizado. O festival é um momento de encontro entre músicos, regentes, famílias e comunidade. Além da música, trabalhamos valores como disciplina, união, responsabilidade e respeito”, explica.

Foto: Divulgação Prefeitura de SGS
O festival conta com apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Para Alex Carvalho, diretor da Casa da Cultura, a realização do evento contribui para ampliar o acesso da população às atividades culturais e dar visibilidade aos grupos que desenvolvem trabalhos musicais.
“A realização de eventos como o Festival de Bandas e Fanfarras é muito importante para a cultura do município. É uma oportunidade de trazer para São Gonçalo grupos de diferentes cidades, movimentar o Largo do Rosário e, principalmente, valorizar os músicos e projetos que mantêm viva essa tradição”, afirma.
A expectativa da organização é receber moradores e visitantes para acompanhar as apresentações ao longo da programação.

Foto: Divulgação Prefeitura de SGS
7º Festival de Bandas e Fanfarras
📅 Data: 27 de setembro – domingo
⏰ Horário: a partir das 12h
📍 Local: Largo do Rosário, São Gonçalo do Sapucaí
🎺 Programação: Semana Cultural André Lorieri
🎼 Realização: Banda Marcial Fênix
🤝 Apoio: Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu