Pouso Alegre distribui 1,6 mil mudas de árvores em ação pelo Dia da Árvore
Iniciativa realizada na Praça Senador José Bento envolve estudantes, Rotary Club e parceiros em projeto de educação ambiental
Iago Almeida / 21 setembro 2026Iniciativa realizada na Praça Senador José Bento envolve estudantes, Rotary Club e parceiros em projeto de educação ambiental
Iago Almeida / 21 setembro 2026
Foto: FUVS
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21/9), uma ação ambiental distribuiu 1.600 mudas de árvores em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A iniciativa foi realizada no sábado (19/9), na Praça Senador José Bento, e reuniu estudantes, famílias e representantes de instituições parceiras.
As mudas foram produzidas com a participação de alunos do Colégio Anglo Pouso Alegre e distribuídas à comunidade em uma ação do Rotary Club de Pouso Alegre-Sul, em parceria com a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
A iniciativa faz parte do Projeto Raízes do Futuro, que busca unir educação ambiental, voluntariado e participação dos jovens em ações voltadas à preservação do meio ambiente.
“Este projeto é focado em sustentabilidade e preservação ambiental. Hoje é um dia muito importante e especial, pois nesta semana comemoramos o Dia da Árvore e estamos fazendo a distribuição de mais de 1.600 mudas produzidas na nossa escola com o auxílio dos nossos alunos, com nossos parceiros, especialmente o Rotary Club, que estão aqui participando desse projeto maravilhoso”, afirmou o diretor do Colégio Anglo, Bruno Dias.

Foto: FUVS
Além da distribuição à população, o Projeto Raízes do Futuro prevê a reativação de um viveiro de mudas. A proposta é manter uma iniciativa permanente de educação ambiental e envolver os estudantes no processo de produção e cuidado com as plantas.
Segundo o presidente do Rotary Club de Pouso Alegre-Sul, Lafaiete Pio Almeida, a distribuição de mudas já é realizada há quatro anos pelo clube. Em 2026, a iniciativa ganhou uma nova dimensão com a parceria com o Colégio Anglo e a FUVS.
“Este ano realizamos o projeto com muito mais ênfase porque o Colégio Anglo da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) fez essa parceria que espero que seja duradoura”, afirmou.

Foto: Rotary
A ação também contou com apoio do 1º Tabelionato de Protesto de Pouso Alegre, YOFC Brasil, Colégio Anglo e FUVS. A proposta dos organizadores é que as árvores distribuídas sejam plantadas e cuidadas pelas famílias que participaram da ação.
A ideia é utilizar o plantio como uma ferramenta de educação ambiental, aproximando crianças e jovens das práticas de preservação.
“Quero agradecer o incentivo dos nossos alunos e pais da família Anglo. Quero agradecer também nossos patrocinadores, que são empresas que apoiam o projeto e nos ajudam na distribuição de mudas”, destacou Bruno Dias.

Foto: Rotary
A expectativa é que a iniciativa tenha continuidade nos próximos anos, ampliando a produção e a distribuição de mudas e fortalecendo a participação dos estudantes. “Acreditamos que essas singelas ações podem criar raízes profundas e transformar nosso futuro”, concluiu o diretor.
O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro no Brasil, às vésperas do início da primavera no Hemisfério Sul. A data é tradicionalmente utilizada para chamar atenção para a importância das árvores, das florestas e da preservação ambiental.
Além de contribuírem para a manutenção da biodiversidade, as árvores ajudam na proteção do solo, na regulação do ciclo da água, na redução das temperaturas e na melhoria da qualidade do ar.

Foto: FUVS

Foto: FUVS
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu