Chuvas que alagaram e causaram deslizamentos em Campos do Jordão (SP), neste sábado (19/4), preocuparam moradores de Itajubá (MG). O motivo é que o Rio Sapucaí, que corta Itajubá, nasce no município paulista.
Segundo a Defesa Civil de Itajubá, o Rio Sapucaí está em situação normal. Ele, ribeirões e córregos da cidade são monitorados constantemente pela instituição. A previsão para este sábado é de 10mm a 20mm de chuva, para o município.
Os principais afluentes são o Rio Sapucaí e os ribeirões Zé Pereira e Anhumas. A prefeitura tem vários pontos de monitoramento ao longos desses recursos hídricos.
O sistema mapeia em tempo real, com imagens e informações. A população pode acompanhar em imagens e medições, por meio do site aovivo.alertaitajuba.com.br/dados.
“Para o rio sair do nível é preciso ter vários dias de chuva intensa, além de alagamento prévio no Ribeirão Anhumas, que recebeu ações de desassoreamento em limpeza, recentemente. Essa ação foi realizada em outros afluentes, como o Ribeirão Zé Pereira”, explica o coordenador da Defesa Civil, Adilson Silva.
Se houver situação de risco, a Defesa Civil informa a população pelos canais oficiais. A população pode receber os alertas estaduais e municipais.
O canal nacional para alertas da Defesa Civil é o SMS para 40199. Basta enviar uma mensagem com o número do CEP da residência a ser cadastrada. Em caso de risco para a região, a pessoa recebe SMS.
A Defesa Civil municipal oferece informações e alertas para moradores locais. O cadastro é pela página Defesa Civil – Itajubá, no WhatsApp (link aqui).
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.