Economia

Conheça três benefícios de negócio com o uso de dados

Uso dos dados é grande diferencial no empreendedorismo. Sempre dinâmico e competitivo, traz benefícios concretos de negócio.

Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 28 março 2024

Imagem reprodução internet.

O uso dos dados é o grande diferencial no mundo do empreendedorismo. Sempre dinâmico e competitivo, traz benefícios concretos de negócio.

Há uma infinidade de informação sendo gerada. Por isso é fundamental que o empreendedor trace uma estratégia para captar, tratar e gerar indicadores e relatórios que o ajudem a tomar as decisões e a impulsionar o seu negócio.

Inovação & Tecnologia: insights semanais para o seu negócio e carreira

A coluna Inovação & Tecnologia desta semana mostra os benefícios que os dados podem trazer para o seu negócio. Acompanhe o que acontece no mercado e os detalhes da agenda do setor, para as próximas semanas. Boa leitura e uma semana com resultados exponenciais!

Os benefícios de negócio com o uso de dados
“Em Deus nós confiamos. Todos os outros tragam dados”, cita Barry Beracha. A frase ilustra muito bem a importância dos dados para os empreendedores, com os principais benefícios que eles geram para os negócios. São três ferramentas:

Redução de custos operacionais: dados gerados na operação do negócio são ferramentas para conhecer como são realizados os processos da empresa e identificar oportunidades de otimização. Você pode conseguir melhorias com a aplicação de tecnologia e, algumas vezes, com baixo investimento, pelas técnicas de melhoria contínua como Kaizen, Lean e Six Sigma.

Aumento da retenção de clientes: dados são fontes ricas para conhecer as preferências dos clientes. Isso ajuda a adequar produtos e serviços ofertados, identificar e definir novas formas de atendimento e modelos de negócio.

Com uma estratégia correta, é possível personalizar a experiência do cliente. Pode aumentar o grau de fidelização, as vendas e reduzir o custo de aquisição de novos clientes com marketing, campanhas, mídia social entre outros. Saiba mais sobre esse assunto em:
Como se conectar com o consumidor
Benefícios e Desafios na Aplicação da Inteligência Artificial

Melhoria do resultado de negócio: com uma tomada de decisão baseada em dados, o empreendedor pode identificar oportunidades de mercado e ajustar rapidamente a estratégia de negócio. Os objetivos são conquistar novos mercados, aumentar a margem de lucro e o retorno sobre o investimento. Entenda aqui como definir uma estratégia vencedora para o uso de dados.

Mercado em Transformação

O 3º South Summit 2024 reuniu mais de 23.500 pessoas em Porto Alegre (RS), até sexta-feira (22/3). O evento com startups, investidores e empresas trouxe muito conteúdo sobre inovação, tecnologia e rodadas de negócios com startups de todo o Brasil.

Março marcou a adoção (13/3) da Lei de Inteligência Artificial “Artificial Intelligence Act” pelo parlamento da União Europeia. Ela foi regulamentada para impulsionar a inovação e minimizar os riscos de uso indevido da tecnologia.

A lei afirma que “A IA deve ser uma tecnologia centrada no ser humano. Deve servir como uma ferramenta para as pessoas, com o objetivo final de aumentar o bem-estar humano”.

Todas empresas que têm relações com países membros da Comunidade Europeia estão sujeitas à nova lei. Ela deve ser aplicada nos próximos anos, prazo que permite adaptações e ajustes nas operações dos negócios e soluções.

Agenda da Inovação & Tecnologia

A agenda da Inovação & Tecnologia te informa a cada artigo, tudo que acontece no setor. Tem Design Day nesta sexta-feira (28/3), no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP). O evento vai debater como o design pode impulsionar a inovação e a eficiência operacional nos negócios. Acesse aqui para mais informações.

Nossos colunistas:

Andrea e Ricardo. Imagem: reprodução ARX Exponencial

Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. Linkedin Andrea Garanovscki

Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. LinkedIn Ricardo Santucci

Saiba mais sobre a ARX Resultados Exponenciais. Visite nosso site e o nosso LinkedIn.

Mais Lidas