Notícia

Saiba como repensar a relação entre empresa e consumidor

Consumidor busca mais que promoções e descontos. Coluna tem dicas e aborda uso da tecnologia e inovação em diversos setores.

Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 20 março 2024

Imagem ilustrativa

Nesta semana a coluna Inovação & Tecnologia fala sobre o que o consumidor deseja de uma empresa e marca. Isso vai muito além dos tradicionais descontos e promoções.

Trazemos ainda insights do 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Como esse setor pode aplicar inovação e tecnologias para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Uma leitura para se conectar com o consumidor e ter uma semana exponencial!

4 pontos para repensar a relação com consumidor

O Dia do Consumidor (15/3) celebrado recentemente é importante data para indústria e comércio dos diferentes segmentos de negócio. Ótima oportunidade para gerar negócios, acelerar vendas e melhorar resultados.

Campanhas, promoções e descontos é o que mais se encontra nos meios de comunicação. Atrativos para o cliente! Entretanto, é somente isso que o consumidor deseja?

Conexões autênticas: o novo consumidor busca mais do que descontos e promoções, quer a conexão autêntica com empresas e marcas. Ele busca que empresas e marcas representem valores e propósito dele, o que cria o ciclo de lealdade e cumplicidade, com resultados sustentáveis e. E 66% dos consumidores trocaram de marca por desalinhamento de valores e propósito.

Inovação e tecnologia habilitam conexões: Inovação e tecnologia são seus aliados para criar conexões com consumidores. Elas permitem que você conheça melhor as preferências e os valores, identificando oportunidades de conexão ao longo da jornada de relacionamento.

A inteligência de dados aplicada de forma consistente e responsável, em conjunto com o uso da inteligência artificial generativa (IA), permitirá criar campanhas e experiências personalizadas. Assim o cliente encontra a conexão que busca.

  1. Identifique a “persona” ou o perfil do seu cliente e consumidor
  2. Conheça suas preferências e desejos. A dica é ir além dos quesitos preço e produto
  3. Analise como seu negócio está atendendo às preferências e desejos
  4. Redesenhe a estratégia e a operação do seu negócio. Crie modelos e formas de atender o cliente

Lembre-se que os dados são essenciais para esse processo de conexão. É importante saber como usá-los para gerar resultados. Saiba mais como estruturar a sua estratégia de dados e criar conexões autênticas!

Mercado em Transformação

O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais debateu o desenvolvimento do setor como forma de promover o desenvolvimento econômico e social. Isso aliado à inovação e tecnologia.

Ficou evidente o potencial a ser explorado e como a aplicar a inovação e a tecnologia como inteligência artificial generativa (IA), realidade virtual e aumentada entre outras, podem impulsionar esse segmento. Assim você pode criar experiências diferenciadas para os consumidores.

O encontro realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), aconteceu no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes em Belo Horizonte. Gestores de todo o estado participaram.

Destaques da Agenda da Inovação & Tecnologia

Confira alguns dos destaques da agenda da Inovação & Tecnologia e fique informado (a) sobre tudo que acontece.

Porto Alegre (RS) sedia a 3ª Edição do South Summit Brazil, de 20 a 22 de março. Um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do país. Vamos acompanhar e trazer novidades e tendências deste mega evento.

Em 26 de março tem o Varginha Minas Solar, promovido pelo Sebrae Minas e pela Geyx Solar. Ele traz tendências e oportunidades na cadeia de distribuição de energia fotovoltaica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Nossos colunistas:

Andrea e Ricardo. Imagem: reprodução ARX Exponencial

Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. Linkedin Andrea Garanovscki

Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. LinkedIn Ricardo Santucci

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