Pouso Alegre e Athletic se enfrentam, neste sábado (23/3), às 18h30, no Estádio Manduzão, pela primeira partida da final do Troféu Inconfidência 2024. O time de São João del-Rei tem a vantagem de dois placares iguais, ou seja, o Pousão precisa da vitória para largar na frente.
Depois de se salvar do rebaixamento na última rodada da primeira fase, o Pouso Alegre chegou a semifinal do Troféu Inconfidência, onde despachou o Itabirito. Uma partida histórica, onde o Pousão reverteu um placar de três gols.
Entretanto, para chega à finalíssima, o Pouso Alegre terá que derrubar o tabu de nunca ter vencido o Athletic pela elite do estadual. O adversário, inclusive, foi campeão Mineiro do Interior em 2022 e 2023. O Esquadrão de Aço eliminou o Uberlândia após dois empates.
Roger Silva de volta ao Manduzão
A partida tem um ingrediente a mais: o retorno do técnico Roger Silva ao Estádio Manduzão. Ele deixou o Pouso Alegre na 11ª rodada da Série C do Brasileiro de 2023, com 36% de aproveitamento (11 jogos – 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas). Após a saída dele, Rogério Henrique assumiu a equipe.
Após a saída do Dragão do Sul de Minas, Roger ficou pouco tempo sem clube e depois assumiu o Manaus, que acabou rebaixado na Série C, e o Primavera-SP, que terminou a Série A2 do Paulista em 11º lugar entre 16 equipes.
Este será o segundo jogo do treinador contra o ex-clube. Enquanto treinava o Manaus em 2023, Roger Silva também esteve em Pouso Alegre; pela 16ª rodada, quando o time do norte venceu o Pousão por 1×0 no Manduzão.
No Athletic, Roger faz sua terceira passagem; ele já atuou no time em 2022 e 2023, sendo bicampeão do interior. A equipe de SJdR não avançou para as semifinais do Estadual pela primeira vez em três anos. Além dos clubes citados, Roger comandou a Inter de Limeira (na Série D de 2021 e 2022) e teve uma passagem relâmpago pelo Uberlândia.
Árbitra FIFA no apito
O primeiro jogo da final do Inconfidência terá como dona do apito, a árbitra Andreza Helena de Siqueira, única mineira no quadro da FIFA. Ela terá como assistentes, Celso Luiz da Silva e Magno Arantes Lira. O VAR ficará a cargo de Emerson de Almeida Ferreira, enquanto Ronei Cândido Alves será o quarto árbitro.
A juíza, de 37 anos, vem rompendo barreiras e se consolidando na profissão. Natural de Belo Horizonte, Andreza cresceu em Divinópolis, e depois voltou para capital onde se formou em Jornalismo, mas nunca seguiu a profissão.
Desde 2017, Andreza faz parte do quadro de arbitragem da FMF. Em 2018, acabou sendo escalada para jogos da Segunda Divisão e do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. Em 2019, Andreza entrou para o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Um salto na carreira aconteceu em 2021, quando ela foi escalada de última hora para apitar a final da segunda divisão do Mineiro, entre Uberaba e Varginha. O árbitro escalado para o jogo sofreu um acidente e Andreza se tornou a primeira mulher a comandar uma decisão masculina em Minas.
Depois, a partir de 2022, Andreza passou a integrar o quadro de arbitragem da Fifa. Em 2023, ela foi chamada para apitar na Arnold Clark Cup, tradicional torneio feminino na Inglaterra, envolvendo, ainda as seleções de Itália, Bélgica e Coreia do Sul.
Pouso Alegre não tem desfalques
O Pousão vai com força máxima para partida, sem ter nenhum jogador machucado ou suspenso por cartões. O time titular deve ser o mesmo que goleou o Itabirito pela semifinal. Enquanto isso, o Athletic não conta com Robert e Wallisson, que estão de saída do clube.
O provável time do PAFC tem Thiago Braga, Léo Príncipe, Alex Alves, Felipe Ferreira e Vinício; Henrique Caivano, Magno Ribeiro e Nestor Mansur; Thiaguinho, Gabriel Neto e David Lima.
Enquanto a provável escalação do Athletic, tem Jefferson; Douglas Silva, Danilo, Edson e Yuri Silva; Diego Fumaça, Rafael Conceição e David Braga; Welinton Torrão, Daniel Amorim e Alason Carioca.
Terra do Mandu transmite o jogo
Através do Youtube e Facebook, o Terra do Mandu faz a transmissão do jogo com narração de Flávio Alexandre e comentários de Magson Gomes! Para acompanhar o jogo, veja o link abaixo: