Notícia

Touca ajuda a evitar queda de cabelo no tratamento do câncer

Unimed Sul Mineira adquiriu touca inglesa Paxman para ajudar a melhorar a qualidade de vida e autoestima de pacientes oncológicos.

Nayara Andery / 11 julho 2023

Retomar a autoestima de pacientes e evitar a queda de cabelo, essa é a função de uma aliada ao tratamento quimioterápico. É a Touca Paxman, um equipamento inglês inédito no Sul de Minas que está disponível para pacientes da Unimed.

Ela refrigera o couro cabeludo do paciente antes, durante e por um período após a quimioterapia. Daniele Oliveira, enfermeira oncológica explica que “um líquido percorre a touca e resfria a -4°C, com sensação de cerca de 18°C. Isso protege o bulbo capilar e ajuda a evitar a queda de cabelo.”

O equipamento pode ser usado por até dois pacientes simultaneamente. A oncologista Camila Avelar cita que “com o uso da touca inglesa a gente consegue minimizar o efeito da alopecia, diminuindo a queda de cabelo”.

Camila destaca que “tem quimioterápicos que nem causam alopecia. Na maioria dos casos em que o quimioterápico causa alopecia, o paciente pode usar essa touca. Depende de uma avaliação médica para saber se o paciente se encaixa nesses casos.”

Mulheres são pacientes mais comuns do Centro de Oncologia da Unimed, devido à alta incidência de câncer de mama. A oncologista destaca que a perda de cabelo na quimioterapia costuma impactar mais as mulheres, mas a touca pode ser usada por todos os gêneros.

Os benefícios da touca inglesa vão além da estética. “Ela ajuda ainda na auto estima ao manter a sua aparência e não pensar que pessoas vão achar que está doente. Hoje em dia dentro da oncologia o tratamento tem evoluído muito. A pessoa tem o tratamento, controla a doença e com qualidade de vida. Essa possibilidade de não ter a alopecia só tem a acrescentar na qualidade de vida e auto estima.”

Inovação e humanização na saúde

O Centro de Oncologia da Unimed tem apenas um ano e já e reconhecido no Sul de Minas pelo pioneirismo. Segundo o cirurgião e diretor de mercado da Unimed Sul Mineira, Luciano Martins Riera, essa tendência se reforça com a aquisição da touca inédita na região.

“Já existem outros sistemas, mas a touca da Paxman é a única no mundo com essa eficiência. Essa tecnologia mantém a temperatura adequada para evitar a queda de cabelo quando possível. A queda de temperatura não é tão acentuada quanto nos outros. Isso faz o uso dela ser absolutamente mais tolerável pelo paciente.”

Luciano destaca que o setor oncológico da Unimed prioriza humanização aliada à tecnologia e o Paxman fortalece esses conceitos. “Vemos o paciente de uma forma diferente. Não é um lugar só onde se aplica quimioterápico, mas a gente recebe e acolhe de forma humanizada o paciente que passa por um momento difícil de tratamento de câncer. O Paxman é um dispositivo que agrega essa ideia.”

A recepcionista Graziele Rocha participou da simulação de uso da touca e fala qual é a sensação. “De início a gente não está acostumada, eu levei um susto. Mas depois vi que vai acostumando e que é para o bem da gente. Então tem que fazer um esforço, é tranquilo.”

Touca Paxman está disponível para pacientes do Centro de Oncologia da Unimed Sul Mineira. Foto Terra do Mandu.

Touca Paxman está disponível para pacientes do Centro de Oncologia da Unimed Sul Mineira. Foto Terra do Mandu.

Mais Lidas