Emprego

Ball suspende linha de produção de latas na fábrica de Pouso Alegre

São cerca de 100 trabalhadores no setor. A multinacional ofereceu opção de transferência para outras unidades a funcionários. Veja explicação em nota enviada ao Terra do Mandu.

Magson Gomes / 28 março 2023

Ball fabricante de embalagens para bebidas. Imagem: reprodução

A multinacional Ball anunciou, na manhã desta terça-feira 928/03), a suspensão das atividades de produção de latas na unidade de Pouso Alegre. A fabricante de embalagens para bebidas informou, em nota enviada à redação do Terra do Mandu, que a suspensão é temporária (veja nota na íntegra abaixo).

Com a paralisação da fábrica, ao menos, 100 pessoas poderão ser afetadas. A empresa ofereceu a alguns funcionários a opção de seguir para outras unidades da Ball no Brasil, incluindo a que fica em Frutal, no Triângulo Mineiro, que reabrirá no segundo semestre. A Ball aguarda um prazo de 24h para saber quantos funcionários serão realocados.

“A companhia reitera que está tratando com cuidado, transparência e respeito cada uma das pessoas afetadas pelas movimentações. Além dos pagamentos legais em rescisão, a Ball ainda apoiará cada funcionário neste momento de transição”, informa um trecho da nota sobre o desligamento de funcionários.

A Ball opera em Pouso Alegre desde 2016, quando adquiriu a empresa Rexam, que já estava instalada no Distrito Industrial da cidade desde 2010. A empresa também era chamada de antiga Latasa, que inaugurou na cidade em 1989 e ficou fechada entre 2000 e 2010, quando retornou já com a denominação de Rexam.

De acordo com a Ball, o Centro de Engenharia continuará operando em Pouso Alegre.

Em dezembro do ano passado, a empresa já havia tomado a decisão de encerrar uma linha de produção em Pouso Alegre. Na ocasião, 30 trabalhadores foram desligados. Na mesma ação, a multinacional fechou a unidade de Frutal, que agora será reativada.

Veja íntegra da nota sobre suspensão da fábrica em Pouso Alegre:

Diante das flutuações de mercado que são inerentes ao negócio e da necessidade de estar em linha com as movimentações de volume de seus clientes, a Ball Embalagens para Bebidas América do Sul tomou a decisão de suspender temporariamente as atividades de produção de latas na fábrica de Pouso Alegre, em Minas Gerais, a partir do dia 28 de março de 2023.

Além disso, com o objetivo de ajustar o footprint na região e permitir seu crescimento sustentável para o futuro, a Ball informa que retomará as operações da unidade de Frutal, em Minas Gerais, no começo do segundo semestre deste ano.

A companhia reitera que está tratando com cuidado, transparência e respeito cada uma das pessoas afetadas pelas movimentações. Além dos pagamentos legais em rescisão, a Ball ainda apoiará cada funcionário neste momento de transição. Em paralelo, empregados receberam propostas de transferência para trabalhar em outras unidades da empresa no Brasil, incluindo a fábrica de Frutal, em Minas Gerais.

Os clientes atendidos por Pouso Alegre serão redirecionados para outras unidades da Ball, sem risco de continuidade ou impactos adicionais. O centro de Engenharia em Pouso Alegre segue operando normalmente.


Mais Lidas