Notícia

Professora universitária Lariana Paula morre após crise aguda de Lúpus

A psicóloga tinha menos de 40 anos. Ela deixa marido e filha. Lariana era professora em cursos da Univás, que divulgou nota de pesar. Velório ocorre em Conceição dos Ouros.

Magson Gomes / 03 março 2023

Professora universitária Lariana Paula morre após crise aguda de Lúpus – imagem reprodução Univas

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (03/03), a psicóloga e professora universitária Lariana Paula Pinto. A morte foi informada através de nota de pesar emitida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).

Lariana era professora, há 5 anos, dos cursos superiores de Psicologia e Pedagogia, da Univás. Ela também era professora de pós-graduação e coordenadora e supervisora de estágio do Laboratório de Avaliação Psicológica, na mesma instituição.

A causa da morte da psicóloga foi uma ‘crise aguda de Lúpus’. Lariana Paula estava internada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Lariana tinha menos de 40 anos. Ela era casada e deixa uma filha ainda criança.

Na nota de pesar, a universidade lamentou o falecimento da professora. “Aos familiares, parentes, amigos e alunos da professora Lariana nossos mais sinceros sentimentos de pesar. A docente exerceu um frutuoso trabalho de ensino aos discentes neste período em que trabalhou na instituição. Fará muita falta em nosso convívio! Nossos sentimentos!”

A psicóloga também foi professora na FAI, em Santa Rita do Sapucaí. Ela se afastou das salas de aula para se dedicar ao tratamento do Lúpus. “Era um exemplo de profissionalismo, ética e cuidado com as pessoas”, disse Cláudia Marinho, coordenadora do curso de Psicologia da FAI.

O velório da professora Lariana é realizado em Conceição dos Ouros, sua cidade natal. O sepultamento será às 16h, desta sexta, no cemitério municipal da cidade.

Sobre o Lúpus, segundo o Ministério da Saúde.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é “Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)”.

O Lúpus pode ser manifestar de quatro formas diferentes, que têm causas distintas. As principais formas da doença são:

Lúpus Discoide: esse tipo de lúpus fica limitado à pele da pessoa. Pode ser identificado com o surgimento de lesões avermelhadas com tamanhos, formatos e colorações específicas na pele, especialmente no rosto, na nuca e/ou no coro cabeludo.

Lúpus Sistêmico: esse tipo de lúpus é o mais comum e pode ser leve ou grave, conforme cada situação. Nessa forma da doença, a inflamação acontece em todo o organismo da pessoa, o que compremete vários órgãos ou sistemas, além da pele, como rins, coração, pulmões, sangue e articulações. Algumas pessoas que têm o lúpus discoide podem, eventualmente, evoluir para o lúpus sistêmico.

Lúpus induzido por drogas: essa forma do lúpus também é comum e acontece porque substância de algumas drogas e/ou medicamentos podem provocar inflamação com sintomas parecidos com o lúpus sistêmico. No entanto, a doença, nesse caso, tende a desaparecer assim que o uso da substância terminar.

Lúpus neonatal: esse tipo de lúpus é bastante raro e afeta filhos recém-nascidos de mulheres que têm lúpus. Normalmente, ao nascer, a criança pode ter erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses.

Mais Lidas