Deslizamento de terra destrói galpão de empresa em Extrema

Cidade registrou acúmulo de 20 mm de chuva em 40 minutos nesta terça; prejuízos também foram registrados em vários bairros

Iago Almeida / 07 dezembro 2022

Foto: prefeitura de Extrema

A chuva intensa que está caindo sobre o Sul de Minas Gerais também causou estragos na cidade de Extrema nesta terça-feira (06/12). Houve deslizamentos de terra em alguns bairros.

As informações foram confirmadas pela prefeitura de Extrema, que emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira (07/12). Segundo a administração, em cerca de 40 minutos o acúmulo de água foi de 20 mm.

“As equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras mais uma vez organizaram uma força tarefa para atender eventos ocasionados pelas pancadas de chuvas, ambos notificados durante o acúmulo de 20 mm de chuva que durou cerca de 40 minutos”, informou.

O galpão de uma empresa de depósito de material de construção ficou totalmente destruído após a queda de um muro de arrimo. O local tem uma área de 320m² e fica no bairro da Vila Rica.

Foto: prefeitura de Extrema

Segundo a prefeitura, “o incidente acarretou na destruição completa da estrutura do galpão, causando apenas danos materiais, sem decorrência de vítimas. A Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros acompanhou o evento, avaliou o risco e orientou aos responsáveis quanto as procedências que deverão ser feitas”, explicou.

Além disso, no bairro da Vila da Frum, houve um risco potencial de desmoronamento na Rua Três Corações, que foi priorizado por uma equipe da Defesa Civil e que ainda segue em processo de monitoramento.

Foto: prefeitura de Extrema

Outro caso de destaque foi o deslizamento de um barranco que ocorreu atrás de uma residência, localizada no bairro dos Tenentes. Não houve riscos eminentes, segundo a prefeitura.

“Em resposta ao evento chuvoso, a equipe da Secretaria de Obras e da Defesa Civil continuou, no outro dia, prestando os serviços de limpeza, desobstrução das vias e desentupindo as tubulações e bocas de lobo, para que a drenagem fluísse de maneira eficaz. Além disso, as equipes estão acompanhando qualquer risco de desmoronamento de terra nas estradas rurais”, completou a nota.

Foto: prefeitura de Extrema

Todas as ocorrências foram atendidas e avaliadas como grau 1, não havendo nenhuma ocorrência significativa com magnitude e muito menos o surgimento de vítimas.

Em casos de alguma ocorrência desta magnitude, ligue para o telefone da Secretaria de Obras (35) 3435-5729 e após as 17h os atendimentos são direcionados para a equipe de plantão, através do número (35) 9.8861-9514. Em caso de desastres e risco de vida, acione a equipe dos Bombeiros pelo 193.

Foto: prefeitura de Extrema

Mais Lidas