Região

Veja quem venceu o leilão para concessão de rodovias do Sul de MG

Consórcio ofereceu proposta de receber 377 milhões de reais do governo mineiro, um valor 14,9% menor que o máximo definido em edital

Iago Almeida / 17 agosto 2022

Foto: Magson Gomes / Terra do Mandu

O consórcio Infraestrutura MG, formado pelas empresas Equipav e Perfin, venceu o leilão de concessão das rodovias do Sul de Minas. Após um impasse na semana passada, o leilão acabou acontecendo nesta quarta-feira (17/08), na bolsa de valores de São Paulo, ás 14h.

A proposta apresentada pelo consórcio foi de R$ 377 milhões a ser pago pelo estado, um valor menor do que os R$ 402 milhões da proposta original. Assim, o deságio foi de 14,9% do valor constante no edital.

O Infraestrutura MG já havia arrematado na semana passada o lote rodoviário Triângulo Mineiro, sem concorrência. Assim, o consórcio vai administrar 600 km de rodovias no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além de 454,3 quilômetros de estradas estaduais entre as cidades de Pouso Alegre, Itajubá e Poços de Caldas.

Vale destacar que lote do Sul de Minas inclui as seguintes rodovias: BR-459, LMG-877, CMG-146, MG-455, MG-295, MG-290, MG-459 e MG-173.

Foto: Divulgação B3

Havia outra proposta

Uma outra empresa, a Monte Rodovias S/A, também estava na disputa. Ela apresentou uma proposta de R$ 436,350 milhões, durante o leilão chegou a baixar a oferta para R$ 378 milhões, mas depois optou por retirar suas propostas.

A Monte Rodovias é um grupo da gestora de recursos Monte Capital criado em julho de 2020 e que controla as concessionárias Bahia Norte (CBN), Rota do Atlântico (CRA) e Rota dos Coqueiros (CRC), em Pernambuco.

Mapa de rodovias do Sul de Minas que estão no programa de concessões. Imagem: reprodução

Pedágios

Além disso, ambas empresas apresentaram a proposta de tarifa de pedágio no valor máximo previsto no edital: R$ 8,322294. Ainda não há informações de onde ficarão os pedágios no Sul de Minas, mas a informação preliminar é que poderão ficar próximo à Santa Rita do Sapucaí e Ipuiuna.

Entenda o plano

Lançado pelo Governo de Minas em 2019, o Programa de Concessões Rodoviárias busca atrair investimentos na ordem de R$ 13 bilhões por meio da concessão à iniciativa privada de cerca de 3.250 quilômetros de rodovias que cortam o Estado.

O pacote envolve contratos com duração de até 30 anos, que devem beneficiar diretamente cerca de 120 municípios mineiros. A estimativa é de geração de mais de 45 mil empregos diretos e 161 mil empregos indiretos.

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