Pouso Alegre

Cemig faz retirada de ‘gatos’ na rede elétrica do bairro São Geraldo em Pouso Alegre

Em nota, empresa afirmou que encontrou "inúmeros cabos elétricos desencapados e expostos ao tempo" em ruas do bairro

Iago Almeida / 27 julho 2022

Bairro São Geraldo, em Pouso Alegre / Foto: Terra do Mandu

A Cemig informou que está realizando uma ação emergencial nesta quarta-feira (27/07) no bairro São Geraldo, em Pouso Alegre, para retirada de ligações clandestinas na rede elétrica. De acordo com a empresa, o objetivo é retirar conexões irregulares de energia existentes no local e preservar a segurança dos moradores.

A Cemig ainda informou que a ação acontece após “inúmeros cabos elétricos desencapados e expostos ao tempo” serem encontrados em ruas do bairro, o que estaria “colocando em risco a vida das pessoas”, disse.

“Além disso, as irregularidades estão causando problemas no fornecimento de energia dos moradores ligados regularmente e com contrato de prestação do serviço junto à Cemig”, completou a empresa, em nota.

Vale destacar que ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, são feitas diretamente na rede elétrica da distribuidora e à sua revelia. De acordo com a Cemig, essa prática compromete a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia para todos os clientes, pois sobrecarrega o sistema elétrico e causa curtos-circuitos, podendo provocar falta de energia e consequente prejuízos à vida e à economia.

“Além disso, existe o prejuízo financeiro causado pela ação criminosa. Isso porque a tarifa dos consumidores poderia ser mais barata, se não houvesse ligações irregulares e clandestinas na área de concessão da Cemig, pois o prejuízo é compartilhado entre a Cemig e consumidores regulares”, explicou a empresa.

Os infratores que praticam esse tipo de irregularidades podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, que retornou afirmando que a situação é de responsabilidade da Cemig e que não iria comentar o assunto.

Dicas de segurança

  • não toque nos cabos da rede elétrica com qualquer tipo de objeto, nem mesmo para retirar objetos;
  • nunca suba em estruturas ou postes de energia;
  • não faça “gatos” ou ligações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema e podem causar sérios acidentes

Mais Lidas