Gente do Mandu

Alunos desenvolvem ketchup de morango e farão exposição em Pouso Alegre

Receita será apresentada no Festival do Morango, que acontecerá na cidade nesta semana; público participará de aulas práticas

Iago Almeida / 13 julho 2022

Produto será exposto em Pouso Alegre nesta semana / Foto: Divulgação

Alunos e professores do curso de Nutrição da Una Pouso Alegre, desenvolveram uma receita caseira de ketchup à base de morango. O produto será apresentado durante a 2ª edição do Festival do Morango de Pouso Alegre, entre os dias 14 e 16 de julho.

 

 

O evento é organizado pela Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa). Segundo a coordenadora dos cursos de Saúde da Una, Paula Suzanna Prado Rocha, o público poderá participar de aulas práticas em que serão preparados e degustados pratos cujo ingrediente principal é o morango, valorizando a produção local.

“O objetivo é instruir a população sobre diversas formas de utilização do morango em receitas doces e salgadas e também sobre a correta higienização das frutas. Os alunos do curso de Nutrição também vão orientar sobre as propriedades nutricionais do alimento”, explica.

 

 

A receita caseira de ketchup de morango foi desenvolvida pelos alunos do curso de Nutrição, na disciplina de tecnologia de alimentos, dentro do Projeto de Extensão “NutriUna”.

Ainda segundo a universidade, durante o festival serão ministradas aulas sobre manuseio, higienização e preparo mais adequado dos morangos, com o objetivo de alcançar melhor aproveitamento de suas propriedades.

Alunas: Desirée Zanin Carvalho; Milena Moro da Silva; Pamela Mayara Oliveira Souza e Renata Ferreira de Faria / Foto: Divulgação

Projeto de Extensão NutriUna

O projeto de extensão NutriUna é desenvolvido com as turmas do curso de Nutrição, que realiza atividades pertinentes à profissão do nutricionista. Os alunos do projeto estarão presentes no festival, juntamente com professores e especialistas para orientar a população acerca da saúde e de assuntos relacionados à nutrição.

O NutriUNa também auxilia pequenos produtores na regularização das exigências da Vigilância Sanitária, realiza atendimentos de parceiros como a Métodos e o Educandário.

O projeto é bastante ativo com a promoção de palestras de educação nutricional, elaboração de materiais de orientação à saúde e atividades com alunos das escolas públicas e municipais.

Foto: Divulgação

Mais Lidas