Exposição fotográfica retrata os ‘pastorinhos de Fátima’ em Pouso Alegre

Trabalho foi realizado pela jornalista Ana Beraldo e está em exposição na Câmara Municipal

Iago Almeida / 05 julho 2022

Foto: Câmara Municipal de Pouso Alegre

A Câmara Municipal de Pouso Alegre está recebendo a exposição fotográfica “Aljustrel – Os Sobrinhos dos Santos”, que retrata os ‘pastorinhos de Fátima’, que vivenciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima. As fotografias estão expostas na “Galeria Ricardo Galvão”, onde ficarão até o dia 30 de agosto.

O trabalho foi realizado pela jornalista Ana Beraldo, organizado pelo @museuttoledo, e fez parte da comemoração dos 171 anos de aniversário de Pouso Alegre, em 2019, voltando a ser exposta agora.

A exposição leva o nome da aldeia onde nasceram os três pastorinhos (Aljustrel). Ana Beraldo esteve em Fátima/Portugal no início de 2019, onde teve a ideia de realizar a mostra. O projeto é uma coprodução da Anauá Cultura e Comunicação e Superintendência Municipal de Cultura.

“Nas idas e vindas da aldeia, percorrendo o caminho dos pastorinhos, conversando com pessoas, visitando pontos turísticos, ou na observação descompromissada do cotidiano, documentei com fotos, que ora compartilho nesta exposição”, contou a jornalista.

Em Aljustrel, Ana também teve contato com os sobrinhos dos pastorinhos Francisco Marto, Jacinta e Lúcia que falaram sobre as aparições da Virgem de Fátima, em 1917, evento que mudou a vida das famílias e moradores do local.

 

 

Foto: Câmara Municipal de Pouso Alegre

Foto: Câmara Municipal de Pouso Alegre

Foto: Câmara Municipal de Pouso Alegre

Mais Lidas