Notícia

Polícia acredita que criminosos que atacaram Itajubá ainda estão no estado

Zema participou de reunião com forças de segurança na manhã desta sexta em Itajubá e destacou ser a primeira ocorrência do tipo em MG em 2022

Iago Almeida / 24 junho 2022

Zema esteve em Itajubá e visitou o quartel da PM que foi atacado pelos criminosos / Foto: Governo de Minas / Divulgação

O governador Romeu Zema esteve hoje em Itajubá, onde participou de reunião com comandantes das Forças de Segurança da região para discutir ações de prevenção e combate à criminalidade nos municípios do Sul de Minas. Um dos temas abordados foi o recente assalto a uma agência bancária em Itajubá. Os suspeitos estavam fortemente armados e deixaram feridos.

Até o momento apenas um homem de 33 anos foi preso e a polícia continua com o cerco montado na região para tentar encontrar os outros criminosos; a suspeita é que aproximadamente 12 pessoas tenham participado do ataque, que assustou moradores entre a noite de quarta-feira (22/06) e a madrugada de quinta-feira (23/06).

Para a Polícia Militar, os criminosos que agiram na cidade ainda estão em Minas Gerais. A informação foi dada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, em Itajubá, logo após a reunião entre o governador e os policiais e bombeiros.

“O cerco não se encerrou. Nós estamos com uma estratégia diferente, com outras forças na parte de investigação. Estamos com as policiais especializadas atuando. A gente tem a expectativa que vários deles estão ainda dentro do nosso estado. Estão feridos. A nossa expectativa é realmente identificar e localizar essas pessoas. Além de outras técnicas que estamos usando de investigação”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.

Zema teve reunião com forças de segurança / Foto: Governo de Minas / Divulgação

O governador Romeu Zema também conversou com a imprensa e destacou que a ocorrência em Itajubá foi a primeira do tipo em 2022 no estado de Minas Gerais. Para o governador, o investimento do estado é para que os policiais hajam com inteligência, detectando as ocorrências antes mesmo dos criminosos agirem, como ocorreu em outubro do ano passado em Varginha, também no Sul de Minas.

“Temos assistido uma queda no número desse tipo desse tipo de ocorrência aqui de Itajubá, um número que por si só diz tudo. Há 5 anos atrás nós tivemos em Minas Gerais, 256 ocorrências desse tipo; o ano passado tivemos 5. E neste ano é a primeira que estamos tendo no estado. então o motivo da minha presença aqui, do comandante, é exatamente estarmos acompanhando de perto o que aconteceu, vi aqui que o próprio quartel da polícia foi atacado, para que possamos aprimorar ainda mais. O estado tem investido muito, principalmente na questão da inteligência; o ideal é que esse tipo de ocorrência seja detectada antes que se desdobre num ato real, que os criminosos sejam capturados”, disse o governador.

 

 

Cinco feridos na ação

Ao todo a ação deixou 5 feridos, sendo quatro policiais e um universitário. Durante o tiroteio em Itajubá, um estudante da Universidade Federal de Itajubá *Unifei) foi atingido na perna enquanto passava em seu carro no meio do confronto. Ele já recebeu alta e foi levado pela universidade para a casa da família, em São José dos Campos/SP.

Entre os policiais, um foi atingido com um tiro no braço durante novo tiroteio que aconteceu em Brazópolis nesta quinta-feira (23/06). Os outros três que foram atingidos também passam bem, segundo a PM; um levou um tiro de fuzil no braço e precisou passar por cirurgia, enquanto o outro foi atingido no ombro. Sobre o quarto policial, não há informação de onde o tiro pegou.

Estudante ferido na perna durante tiroteio teve alta após passar a madrugada em observação / Foto: Divulgação

Carros e materiais apreendidos

Até esta quinta-feira a Polícia Civil, que está apoiando a ocorrência, havia confirmado que seis carros que haviam sido abandonados pela quadrilha foram apreendidos: três em Estiva, dois em Brazópolis e um em Itajubá. Em um dos veículos apreendidos em Brazópolis a polícia encontrou muito sangue e alguns materiais.

Foram apreendidos material explosivo, celulares, carregadores, balanças, explosivos, munições intactas e deflagradas, escudo e diversos miguelitos, que são usados para furar pneus de carro.

Carro blindado, com registro de furto no estado de SP, usado na ação criminosa em Itajubá. Imagem: reprodução

Carro blindado, com registro de furto no estado de SP, usado na ação criminosa em Itajubá. Imagem: reprodução

O ataque

A ação dos criminosos teve início por volta das 23h30 de quarta-feira (22/06). Vídeos de moradores mostram o cenário que lembra uma guerra em pleno centro da cidade. É possível ouvir barulho dos tiros de fuzis e explosões de bombas e criminosos que circulam com armas de guerra.

Os bandidos tentaram incendiar um carro em frente ao quartel da PM. Eles jogaram gasolina no veículo, mas o fogo não se espalhou, enquanto o bando armado disparava tiros em todas as direções e cercava o centro da cidade.

Policiais Militares de toda a região realizam desde o início da madrugada uma operação de cerco e bloqueio. Oficiais de Belo Horizonte e São Paulo também estão em Itajubá. O comando operacional reforça que as cidades e rodovias da região estão sob monitoramento.

 

Mais Lidas