Notícia

Em novo vídeo, porta-voz da PM atualiza informações do ataque em Itajubá

Maj. Layla mostra materiais apreendidos até o momento, como munições de fuzil, escudo e miguelitos; explosivos ainda estão em agência bancária

Iago Almeida / 23 junho 2022

As forças de segurança de Minas Gerais continuam na busca pelos criminosos que atacaram uma agência da Caixa e trocaram tiros com policiais militares em Itajubá. Em novo vídeo divulgado por volta das 17h desta quinta-feira (23/06), a porta-voz da PMMG, Maj. Layla, mostrou os materiais que já foram apreendidos até o momento e atualizou as informações.

De acordo com a policial, ainda apenas um rapaz foi preso, em Brazópolis, e quatro carros que foram abandonados pelos criminosos na região foram apreendidos. Nos veículos e em vários locais da região, diversos materiais foram também apreendidos.

No vídeo a Major mostra munições de fuzil, intactas e deflagradas, que estavam nas ruas de Itajubá e nos veículos, inclusive que foram usados para atacar o quartel da PM. Pneus furados, placas quebradas e até um escudo pesado foram apreendidos. Além disso, diversos miguelitos, materiais que são usados para furar pneus de carros, foram recolhidos em vários locais da região.

“É um escudo muito pesado, que foi localizado próximo da agência bancária. Então esses preparados para recepcionar os nossos policiais militares com armas de fogo e munições pesadas, e também tentando se proteger porque sabem que aqui em Minas nós vamos dar uma resposta a altura”, comentou a porta-voz.

“Estamos monitorando essa região, justamente por saber que eles estão sem veículos, eles não conseguiram fazer essa transição e nós estamos nessa busca e captura”, completou a policial.

Ainda não foi possível confirmar se os criminosos conseguiram levar dinheiro da agência, segundo a porta-voz. Isso porque ainda há explosivos na agência, que precisam ser detonados antes que o lugar seja inspecionado.

“Nós ainda temos explosivos dentro da agência bancária. A situação está sob controle, o local está isolado, não há risco de explosão, mas os militares que farão a detonação desses explosivos ainda não fizeram. Por isso a agência bancária ainda não confirmou ou não materiais retirados da agência”, explicou.

Carro blindado, com registro de furto no estado de SP, usado na ação criminosa em Itajubá. Imagem: reprodução

O ataque

A ação dos criminosos teve início por volta das 23h30 desta quarta-feira (22/06). Vídeos de moradores mostram o cenário que lembra uma guerra em pleno centro da cidade (veja abaixo). É possível ouvir barulho dos tiros de fuzis e explosões de bombas e criminosos que circulam com armas de guerra.

Os bandidos tentaram incendiar um carro em frente ao quartel da PM. Eles jogaram gasolina no veículo, mas o fogo não se espalhou, enquanto o bando armado disparava tiros em todas as direções e cercava o centro da cidade.

Policiais Militares de toda a região realizam desde o início da madrugada uma operação de cerco e bloqueio. Oficiais de Belo Horizonte e São Paulo também estão em Itajubá. O comando operacional reforça que as cidades e rodovias da região estão sob monitoramento. A polícia estima que são mais de 12 pessoas envolvidas na ação.

Quatro veículos utilizados na ação criminosa já foram apreendidos em cidades vizinhas, como Brazópolis. Os serviços públicos, comércios e indústria estão funcionando normalmente em Itajubá.

Mais Lidas