Notícia

Hemocentro abrirá para coletas neste feriado de Corpus Christi em Pouso Alegre

Fundação Hemominas mostra preocupação com estoques de sangue abaixo do esperado, principalmente de O negativo e O positivo

Iago Almeida / 15 junho 2022

Feriado haverá coleta de doação de sangue no Hemocentro Pouso Alegre / Foto: Terra do Mandu

Desde o início da pandemia, o comparecimento de doadores de sangue tem registrado queda constante em Minas Gerais. Com isso, a Fundação Hemominas está mostrando preocupação com estoques abaixo do esperado no estado, em especial os dos tipos O positivo, O negativo, B negativo e A negativo.

E neste feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16/06), haverá coleta no Hemocentro de Pouso Alegre das 7h30 às 10h30. Já na sexta-feira (17/06), a coleta de sangue acontecerá das 8h às 11h30. No sábado (18/06) e domingo (19/06) não haverá coleta na cidade.

Lembrando que as doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, o Hemominas pede para que a pessoa possa cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Além disso, nos dias normais (sem feriados) o Hemocentro Regional de Pouso Alegre funciona de segunda a quinta-feira das 7h10 às 16h e sexta-feira das 8h às 16h; entretanto, as doações de sangue são somente pela manhã. Os telefones são: (35) 3449-9900 / (35) 3449-9912. O local fica na Rua Comendador José Garcia, 846, Centro.

Situação atual nos estoques de sangue em Minas Gerais / Fonte: Hemominas

Como fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Mais Lidas