Notícia

Mais cidades da região tomam medidas para conter avanço da Covid-19

Em nota, Secretaria de Saúde de MG informou que o uso de máscaras é facultativo no estado e que tomará outras medidas caso seja necessário

Iago Almeida / 03 junho 2022

Ouro Fino é mais uma cidade a apenas recomendar o uso de máscaras / Foto: Divulgação prefeitura

Cidades da região de Pouso Alegre continuam anunciando medidas para barrar um novo crescimento da Covid-19, que já vem sendo enfrentado nos últimos dias no Sul de Minas. Agora, Borda da Mata (que havia apenas recomendado) e Senador Amaral, voltaram com a obrigação do uso de máscaras em locais fechados.

Enquanto isso, Ouro Fino emitiu um comunicado nas redes sociais, recomendando o uso para a população. Antes, Cambuí e Itajubá já tinham anunciado medidas. E no começo da semana, Pouso Alegre, Monte Sião, Santa Rita do Sapucaí, Bueno Brandão, Lavras e Senador José Bento também já haviam baixado decretos.

Ouro Fino

Por conta da alta de casos de Covid-19 registrada na cidade, a Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde, voltou a recomendar o uso de máscara em locais fechados. Segundo a Prefeitura, para pessoas de grupos de risco, a orientação é que a proteção seja usada também em ambientes abertos.

“A onda de frio dos últimos dias, foi fator importante no crescimento de casos, por isso, recomendamos que as pessoas, continuem se cuidando e usem máscaras em ambientes fechados”, salientou Sheilla Faria, Diretora de Saúde.

Ainda segundo Sheilla, não haverá no momento a necessidade de Decreto, mas é necessária a colaboração e compreensão de todos para o uso deste acessório importante de proteção. “ A máscara protege para que o vírus não se propague”, explicou.

Borda da Mata

Em Borda da Mata, o novo decreto foi baixado nesta quinta-feira (02/06) e obriga o uso de máscaras em transportes públicos, ônibus fretados, táxis e veículos por aplicativos; todas as repartições públicas; estabelecimentos comerciais e industriais; igrejas e templos religiosos e em outros ambientes fechados que haja reunião de pessoas.

“Devem ser implementados em todos os estabelecimentos, serviços e atividades as medidas necessárias para prevenção ao contágio e contenção da propragação da Covid-19, sob pena de fechamento compulsório”, informou o decreto.

Foto: Divulgação

Senador Amaral

Em Senador Amaral, a Prefeitura também baixou o Decreto Municipal 062/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados.

O que diz a Secretaria de Saúde de Minas?

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (03/06), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que o uso de máscaras é facultativo no estado e que tomará outras medidas caso seja necessário. Além disso, recomendou que a população procure a vacinação.

 

 

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o uso de máscaras é facultativo e segue indicado para pessoas que apresentem sintomas gripais ou estejam em locais de grandes aglomerações. A Secretaria ressalta, entretanto, que os municípios têm autonomia para decidirem sobre a não obrigação do uso do protetor facial em locais abertos ou fechados.

A Secretaria insiste na necessidade de imunização de quem ainda não buscou a vacinação de reforço contra covid-19, como forma mais segura e eficaz de se interromper a circulação do vírus.

A situação epidemiológica da covid-19 não demonstra um aumento no registro de óbitos pela doença no estado e o número de solicitações de internação diárias em Minas não apresenta um aumento significativo.

Porém, nesta época do ano, com a chegada do clima frio, é esperado o aumento de registros de doenças respiratórias em função da sazonalidade. A SES-MG segue avaliando regionalmente os indicadores, tanto de casos novos quanto de internações, e, caso seja necessária alguma medida, esta será adotada. 

A SES-MG reforça, mais uma vez, a importância de se manter os protocolos sanitários para covid-19 lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação. A SES-MG destaca ainda que o estado é heterogêneo e apoia qualquer iniciativa dos municípios para administrar o controle da pandemia de coronavírus”. 

Mais Lidas