Notícia

Mais cidades do Sul de Minas voltam a obrigar máscaras em locais fechados

Medida de proteção deve ser usada em Monte Sião, Santa Rita do Sapucaí, Bueno Brandão, Lavras e Senador José Bento, além de Pouso Alegre

Iago Almeida / 31 maio 2022

 

Foto: Arquivo Terra do Mandu

No dia 1° de maio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, desobrigou o uso de máscaras em locais fechados no estado, afirmando que os números da Covid-19 estavam em queda e a vacinação avançando. Entretanto, os números voltaram a subir nos últimos dias do mês, o que causou preocupação e gerou novas medidas em algumas cidade do Sul de Minas.

Pouso Alegre, por exemplo, voltou a obrigar o uso de máscaras em locais fechados nesta terça-feira (31/05). “Infelizmente, esse cenário [de aumento de casos] não é só de Pouso Alegre. Ele é nacional. Buscando a contenção da transmissibilidade do vírus, a gente pede a todos que observem as determinações do decreto e que sigam essas orientações”, explicou a secretária municipal de Saúde, Silvia Regina Pereira.

Além disso, outras cidades da região já tomaram a mesma decisão. É o caso de Bueno Brandão, que emitiu um novo decreto nesta segunda-feira (30/05), voltando a obrigar as máscaras também em locais fechados e também em ambientes abertos em algumas situações (casos sintomáticos, positivos e/ou em contato com positivos, além de pacientes com comorbidades).

Santa Rita do Sapucaí é outra que também retornou com a obrigatoriedade. Além disso, o decreto confirma ainda que os estabelecimentos públicos e privados deverão disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos. Haverá fiscalização quanto ao cumprimento das medidas determinadas pelas equipes de segurança e da prefeitura.

Em Monte Sião, o uso de máscaras foi recomendado por meio de novo decreto para toda população. Entretanto, a obrigação é apenas para as atividades públicas e privadas em locais destinados à prestação de serviços de educação, saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros, inclusive em locais de acesso, embarque e desembarque.

“Considerando a notícia nas redes sociais de uma escala crescente de novos casos de Covid-19 na região nas últimas semanas, principalmente em crianças e considerando o Boletim Epidemiológico Municipal de nº402, de 27 de maio de 2022, onde foram detectados 132 novos casos leves, totalizando 183 casos ativos do coronavírus”, citou a prefeitura de Monte Sião no decreto.

Em Lavras, o uso do equipamento volta a ser obrigatório dentro de unidades de saúde na rede pública ou privada; no transporte público coletivo ou individual; nas unidades escolares da rede pública municipal ou privada; nos órgãos e repartições públicas e também nas salas de cinema. A Universidade Federal de Lavras (Ufla) determinou a mesma obrigatoriedade.

Em Senador José Bento, o uso voltou a ser obrigatório para circulação em espaços fechados, públicos e privados acessíveis ao público, e em transportes públicos. As demais prefeituras da região de Pouso Alegre ainda não se manifestaram. Mas, para novidades, basta seguir o perfil de cada uma das prefeituras no Facebook.

Mais Lidas