Saúde

Confira como estão as obras do Hospital Oncológico de Pouso Alegre

Uma nova etapa foi iniciada nesta quinta-feira (19/05); o valor total estimado para a construção do hospital é de R$ 30 milhões

Iago Almeida / 19 maio 2022

Foto: Divulgação

Teve início nesta quinta-feira (19/05) mais uma etapa importante da obra de construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio: a fase de capeamento e concretagem. Depois do capeamento total, a estrutura toda com pilares, vigas, lajes, é travada e então é trabalhado o pavimento do prédio em um corpo só.

“Começamos os capeamentos das lajes alveolares e travamento total da estruturas. O processo começa com as lajes niveladas e equalizadas. Em seguida são feitas as armações das lajes com as telas de aço soldadas e armação da ferragem negativa das vigas. Depois disso, vem a capa de 9 cm de concreto resistente FCK25”, explica o engenheiro responsável, Lucas Borges.

A obra do Hospital Oncológico segue o sistema pré-moldado específico para edifícios altos e compostos por elementos, como pilares e vigas, que podem ser facilmente transportados e montados.

A principal característica do sistema é o nó de tipo úmido previsto entre vigas e pilares vazados. A continuidade estrutural é alcançada com sobreposição dos elementos horizontais e o capeamento de solidarização, que estão sendo realizados neste momento.

O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção, com capacidade de mais de 100 leitos para atender pacientes de 53 municípios.

O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias. O valor total estimado para a construção do hospital é de R$ 30 milhões.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais Lidas