Notícia

HCSL realiza endoscopia de coluna de forma inédita em Pouso Alegre

Procedimento foi realizado em uma paciente de 78 anos que sofria com hérnia de disco, doença da coluna vertebral

Iago Almeida / 12 maio 2022

Foto: HCSL

No mês de abril, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizou um procedimento inédito em Pouso Alegre.  Uma endoscopia de coluna foi feita em uma paciente de 78 anos que sofria com uma hérnia de disco.

A informação foi compartilhada pelo hospital nesta semana e o responsável pelo procedimento foi o neurocirurgião Sávio Reis, que atua desde 2016 no HCSL. Sávio explica que a hérnia de disco é uma doença da coluna vertebral, mais comum na região lombar.

“Com a evolução da tecnologia e a estrutura oferecida pelo Hospital Samuel Libânio realizamos novos procedimentos em prol do paciente. Neste caso, optamos pela abordagem endoscópica que é minimamente invasiva e feita com um corte menor, muito menos agressivo para o paciente. A recuperação é muito mais rápida, sem necessidade de internação, e os riscos para o paciente são muito menores. Para se ter uma ideia, nossa paciente foi para casa no mesmo dia que realizamos a endoscopia”, conta Dr. Sávio.

“Na coluna, um disco separa uma vértebra de outra vértebra. Esse disco serve como uma espécie de amortecedor absorvendo o impacto. Esse disco pode extravasar o conteúdo dele do local, onde fica normalmente, e isso pode comprimir o nervo que sai da coluna e vai para a perna, que forma o nervo ciático. Normalmente, quando isso acontece o paciente tem muita dor no trajeto, que começa na coluna e desce até a perna. É uma dor incômoda, limitante e intensa, que tira a mobilidade do paciente”, explica o neurocirurgião.

Egresso da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), o médico especializou-se na nova técnica em São Paulo e conseguiu levar a novidade para o Hospital Samuel Libânio.

“A estrutura do HCSL atende muito bem esse tipo de procedimento de alta tecnologia. Nesse caso, foram necessários materiais de vídeo e as pinças especiais usadas neste tipo de procedimento. Trabalhei juntamente com um cirurgião auxiliar, um instrumentador e profissionais de enfermagem”, conta o neurocirurgião.

Foto: HCSL

Mais Lidas