Pesquisadores descobrem nova espécie de libélula em Minas Gerais

Pesquisa foi feita em parceria com a Universidade de São Paulo e foi descrita pelo professor e biólogo Marcos Magalhães, de Inconfidentes

Iago Almeida / 03 maio 2022

Estudantes do IFSULDEMINAS e professor Marcos Magalhães durante pesquisa de campo, na região de Barroso (MG) / Foto: Arquivo Pessoal

Pesquisadores do curso de Licenciatura em Biologia do IFSULDEMINAS, do Campus Inconfidentes, descobriram uma nova espécie de libélula. A descoberta foi em Barroso, cidade localizada na região centro-sul do Estado de Minas Gerais.

O inseto foi coletado durante pesquisa de campo realizada em março de 2021, no lugarejo conhecido como Cachoeira do Padeiro. De acordo com o pesquisador e professor Marcos Magalhães, o objetivo do projeto é conhecer a fauna de insetos, aracnídeos e anfíbios da região da Lajinha, Mata do Baú e Cachoeira do Padeiro.

“Cada espécie tem sua morfologia própria. Algumas características diferenciavam como por exemplo, uma estrutura chamada “Cerco” que ele usa para acasalamento, a genitália, outras estruturas morfológicas do animal. Aí então a gente observou essas diferenças, características essas que não estavam presentes nas espécies já descritas. Então a gente bateu o martelo que de fato é uma espécie nova”, garantiu o pesquisador.

Foto: Divulgação artigo publicado na Revista Zootaxa

O artigo no qual os pesquisadores descrevem a espécie descoberta foi publicado no início deste ano pela Revista Zootaxa. A pesquisa foi feita em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A libélula foi descrita pelo Doutor Diogo Vilela (USP) e pelo professor e biólogo Marcos Magalhães, de Inconfidentes.

“Quando a gente manda para a revista, ela envia o nosso artigo para outros especialistas, para que eles avaliem o trabalho e verifiquem se de fato é ou não nova, (…) eles concordaram e a gente publicou o trabalho”, acrescentou Marcos Magalhães.

Outras duas espécies já haviam sido descobertas na Mata do Baú em 2010 e receberam o nome de Heteragrion Thais e Heteragrion Cyanea. O inseto recém descoberto recebeu o nome de Progomphus Teolitavius que segundo o professor Marcos Magalhães, é uma homenagem aos seus três filhos.

Cachoeira do Padeiro, região onde a libélula foi encontrada / Foto: Divulgação

Mais Lidas