Notícia

Pouso-alegrense presa na Tailândia avisou família e pediu ajuda por áudio: “Fala pra ele mandar a gente pro Brasil”

Áudios enviados para a irmã mostram o desespero da mulher que foi detida por suspeita de tráfico internacional de drogas ao desembarcar em Bangkok

Iago Almeida / 21 fevereiro 2022

Foto: Redes Sociais

Áudio enviados para a irmã mostram o desespero de Mary Hellen Coelho, de 22 anos, jovem de Pouso Alegre, que está entre três brasileiros presos na Tailândia por suspeita de tráfico internacional de drogas. De acordo com a irmã da suspeita, Mariana Coelho, foi através dos áudios que ela soube da prisão de Mary Hellen.

Com voz de choro e aparentando desespero, a jovem pediu ajuda para que entrassem em contato com um advogado para trazer ela de volta para o Brasil. Isso porque a Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias.

“Ela entrou em contato comigo domingo à noite e me mandou um áudio desesperada para eu fazer alguma coisa porque ela tinha sido detida no aeroporto de Bangkok. Aí eu fiquei desesperada, porque eu nem sabia que ela estava na Tailândia, foi uma mensagem que eu não esperava receber”, contou a irmã, em entrevista ao Terra do Mandu. Escute os áudios enviados pela jovem pouso-alegrense:

O que disse o Itamaraty

O Terra do Mandu entrou em contato com o Itamaraty, que informou, por meio da Embaixada em Bangkok, que acompanha a situação e presta toda a assistência cabível, mas que “não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”. Confira a nota completa:

“O Itamaraty, por meio da Embaixada em Bangkok, acompanha a situação e presta toda a assistência cabível aos nacionais, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local. Em observância ao direito à privacidade e ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, informações detalhadas poderão ser repassadas somente mediante autorização dos envolvidos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros”.

Foto: RPC/Reprodução

Entenda o Caso

Três brasileiros, entre eles a jovem de Pouso Alegre, foram presos na Tailândia na última semana por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, foi detida ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, na última segunda-feira (14/02). Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR).

Comunicados de autoridades tailandesas informam que foram apreendidos com os brasileiros 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a cerca de R$ 7,5 milhões. As drogas estavam nas malas de cada um deles. Mary Hellen e um amigo, de 27 anos chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24 anos, chegou em um segundo voo, logo depois, e também foi preso. Ele também saiu da capital paranaense.

Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.

Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.

Jovem Pouso Alegre presa na Tailândia - reproduçao G1 paraná + foto cedida pela família

Jovem de Pouso Alegre presa na Tailândia – Reprodução g1 Paraná / Foto cedida pela família

Mais Lidas