Notícia

Jovem de Pouso Alegre é presa na Tailândia investigada por tráfico de drogas

Família e amigos pedem ajuda ao Itamaraty em razão do país asiático prevê até pena de morte para casos de tráfico de drogas.

Magson Gomes / 19 fevereiro 2022
Jovem Pouso Alegre presa na Tailândia - reproduçao G1 paraná + foto cedida pela família

Jovem de Pouso Alegre presa na Tailândia. Imagem: reprodução G1/PR + foto cedida pela família

Uma jovem de Pouso Alegre, Sul de Minas, está entre três brasileiros presos na Tailândia esta semana por suspeita de tráfico internacional de drogas. Mary Hellen Coelho, de 22 anos, foi detida ao desembarcar no aeroporto de Bangkok, na última segunda-feira (14/02). Ela tinha saído do Brasil pelo aeroporto de Curitiba (PR).

Segundo o G1 do Paraná, comunicados de autoridades tailandesas informam que foram apreendidos com os brasileiros 15,5 quilos de cocaína, com valor equivalente a cerca de R$ 7,5 milhões. As drogas estavam nas malas de cada um deles. Mary Hellen e um amigo, de 27 anos chegaram em um voo. Outro rapaz, de 24 anos, chegou em um segundo voo, logo depois, e também foi preso. Ele também saiu da capital paranaense.

Funcionários do aeroporto da Tailândia desconfiaram de itens mostrados no raio-X e as três malas levadas pela jovem de Pouso Alegre e o amigo foram revistadas. Foram encontrados 9 quilos de cocaína em um compartimento oculto.

Mais tarde, o outro paranaense, de 24 anos, foi preso com 6,5 quilos de cocaína em duas malas. Ainda não há confirmação se esse rapaz conhecia os outros dois brasileiros presos no mesmo dia.

Tailândia prevê pena de morte para alguns casos

A reportagem do Terra do Mandu conversou com uma amiga próxima da jovem de Pouso Alegre. Raylla Rodrigues está em contato com a família e pede que o caso seja divulgado para buscar ajuda para trazer a jovem para o Brasil.

Jovem enviou essa foto à família quando já estava em poder das autoridades tailandesas. Imagem: cedida pela família

Jovem enviou essa foto à família quando já estava em poder das autoridades tailandesas. Imagem: cedida pela família

O principal receio é com as leis da Tailândia, que prevê até pena de morte para casos de tráfico de drogas, dependendo da quantidade e circunstâncias em que o crime é cometido.

Atualização

Neste domingo (20/02), reportagem conversou com a irmã de Mary Hellen. Mariana Coelho, de 27 anos, irmã mais velha da jovem, conta que Mary Hellen chegou a avisar que iria para Curitiba, onde havia conhecido um rapaz pela internet. Mas não contou que viajaria para a Tailândia.

Na madrugada de domingo, quando já era segunda-feira na Tailândia, Mariana recebeu o áudio e a foto da irmã já presa na Tailândia. Mariana diz que busca entender o caso. Segundo ela, não sabe se a irmã tenha feito qualquer tráfico antes, nunca tinha sido presa no Brasil. Ela receia que a jovem possa ter sido enganada, viajado sem saber o que levava na mala.

Mariana entrou em contato com o Itamaraty, que respondeu o e-mail afirmando que acompanha o caso e que não pode fazer muito, além de garantir que a brasileira tenha seus direitos respeitados. Ainda de acordo com Mariana, o consulado brasileiro também confirmou que a jovem presa é mesmo Mary Hellen.

A família já pediu ajuda para advogadas no Brasil que estão buscando informações sobre a prisão da jovem pouso-alegrense.

Mais Lidas