Notícia

Theatro Municipal de Pouso Alegre será reinaugurado após seis anos fechado

Local passou por duas reformas e ficou fechado durante o período de pandemia, quando estava pronto para ser reaberto.

Magson Gomes / 07 dezembro 2021
Theatro Municipal de Pouso Alegre - Foto: Divulgação prefeitura

Segunda reforma tratou palco, trocou cortinas, refez elétrica e carpete, entre outros serviços. Foto: Divulgação prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre marcou a data de reinauguração do Theatro Municipal. São dois eventos. Na sexta-feira (10/12) o espaço será oficialmente reaberto com a apresentação “Herança – Tributo a Nonô e Naná” com o Duo Basílio, filhos do casal, e convidados. Neste dia, o Teatro Municipal será aberto apenas a convidados.

No sábado (11/12), a mesma apresentação será feita para o público de 354 pessoas, seguindo a ordem de chegada, e sem a cobrança de ingresso.

Theatro Municipal de Pouso Alegre - Foto: Divulgação prefeitura

Foto: Divulgação prefeitura

Fechado desde 2015 e duas reformas
O Theatro de Pouso Alegre, tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, passou por duas reformas nesses últimos anos. Uma foi realizada no ano de 2016, porém, um temporal na virada daquele ano descortinou alguns problemas não resolvidos. A nova administração fez mais uma reforma, sendo necessárias duas licitações para concluir os serviços.

Nas obras de 2016, o Theatro ganhou um novo telhado, com estrutura metálica, o forro foi substituído, a parte elétrica foi refeita e novas poltronas foram instaladas. O carpete foi trocado, além de sistema de ar-condicionado. O valor investido foi de R$ 950 mil, verba do Governo Estadual.

Uma semana depois de um evento político de reinauguração, o palco e os camarins foram invadidos pelas águas de um temporal, onde o telhado não tinha sido refeito. Foi então que o prédio foi interditado para nova obra.

“A partir do momento que teve um vídeo nas redes sociais mostrando a água caindo nessa parte, teve uma denúncia no Ministério Público. E aí não pôde mexer até a promotoria liberar para reforma”, explicou a superintendente de Cultura, Regina Franco, em 2020.
Refeito parte do serviço e novas áreas foram contempladas

A segunda e derradeira reforma teve início em abril do ano passado, dois anos depois da interdição. A primeira licitação foi no valor de R$ 525 mil. Com os trabalhos em andamento, percebeu-se que eram necessários mais serviços, e nova licitação foi feita.

“A parte do palco, a parte cenográfica, luzes, o palco foi refeito por inteiro, o piso foi tratado, reestruturado. Um especialista levou o piano para São Paulo e cuidou dos reparos. Foram trocadas todas as cortinas do Theatro. O piso, que era uma forração, agora é um carpete; os lambris foram trocados porque estava carunchado. A parte elétrica foi refeita e agora os equipamentos de ar-condicionado podem funcionar simultaneamente. E foi feita a pintura interna e externa”, enumerou a superintendente.

Theatro Municipal de Pouso Alegre - Foto: Divulgação prefeitura

Camarins também foram reformados. Foto: Divulgação prefeitura

Pronto há mais de um ano

A última reforma foi finalizada em fevereiro de 2020. A reinauguração estava prevista para março ou abril daquele ano. Porém, veio a pandemia da Covid-19 e a reabertura do Theatro foi adiada. A reportagem do Terra do Mandu esteve no Theatro em fevereiro de 2020, após o fim das obras. Reveja!

HISTÓRICO

O Theatro Municipal de Pouso Alegre foi inaugurado em 1875 pela Associação Dramática de Pouso Alegre, constituída por jovens amantes das artes cênicas que, posteriormente, o doaram ao Município.

O espaço foi concebido como uma miniatura do afamado Teatro da antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto. A estrutura conta com dois andares com configurações para plateia geral no primeiro piso e um amplo mezanino que oferece excelente visão da composição arquitetônica do Theatro.

Mais Lidas