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Quatro principais indicadores de marketing que você precisa medir agora!

Confira as dicas na coluna da semana sobre Inovação e Tecnologia, para você ter resultados e sucesso no seu negócio.

Andrea Garanovscki & Ricardo Santucci / 24 abril 2024

4 Principais Indicadores de Marketing que Você Precisa Medir Agora! Imagem: reprodução Canva

Os indicadores de marketing são importantes instrumentos para o sucesso de qualquer negócio online, quando usado adequadamente para acompanhar e medir o desempenho das estratégias.

“65% dos profissionais de marketing relatam que as métricas os ajudaram a tomar decisões mais eficazes sobre seus orçamentos de marketing.”, conforme pesquisa da DemandMetric

Benefícios de Medir

Os principais indicadores fornecem insights valiosos sobre o progresso das campanhas e ajudam a tomar decisões informadas e, estabelecendo um processo contínuo de medição, irá trazer ainda mais os seguintes benefícios.

  • Reduzir os custos de marketing com campanhas pagas em mídia social, por exemplo
  • Melhorar a produtividade da equipe que poderá focar nas ações que geram resultado
  • Realizar rápidos ajustes nas estratégias de marketing para se adaptar às constantes mudanças da concorrência e do consumidor.

Para gerar resultados reais, você precisa começar a medir agora!

Leia também como se conectar ao seu consumidor, indo além das campanhas e promoções

4 Principais Indicadores de Marketing

Aqui estão os quatro indicadores essenciais que você precisa acompanhar de perto no seu negócio.

Taxa de Conversão: Esse é um indicador que mostra se as campanhas estão sendo eficazes em transformar visitantes, seja em sites, redes sociais, lojas físicas e online, em clientes que adquirem seus produtos ou serviços.  Medindo esse indicador você poderá melhorar a jornada do cliente, fazendo com que ele não se perca nas etapas do funil de vendas.

Retorno sobre Investimento (ROI): fundamental para avaliar a eficiência dos gastos com marketing, não só campanhas, mas também a contratação de agências, composição da equipe entre outros. Medindo o quanto você ganha em relação ao que investe, as suas estratégias podem ser ajustas para maximizar o retorno financeiro.

Taxa de Cliques (CTR): com esse indicador você vai poder medir se as suas ações de marketing – anúncios, e-mails e posts nas redes sociais – estão gerando engajamento da sua audiência e ajuda a otimizar o conteúdo.  Mas lembre-se da taxa de conversão! Medir apenas a quantidade de likes em uma publicação, não quer dizer necessariamente que gerou vendas!

Lifetime Value (LTV): esse é um importante indicador que representa o valor total que um cliente gera ao longo do tempo.  Com esse indicador você poderá identificar os clientes mais lucrativos e direcionar esforços de marketing para aumentar a fidelidade e o valor do cliente.

Conheça mais sobre Indicadores de Marketing

Vantagem competitiva

Medir os indicadores de marketing gera uma vantagem competitiva significativa ao seu negócio.

Para medir corretamente o desempenho dos indicadores, é essencial ter uma base de dados consistente e mais real possível (ponto fundamental!), capacitar a sua equipe para entender e usar os dados no dia a dia, definir metas claras e mensuráveis, além de aplicar a tecnologia para apoiar na análise dos dados.  Ao investir tempo e recursos na medição adequada, você pode otimizar suas estratégias de marketing e melhorar ainda mais seus resultados.

Comece agora a medir e tenha uma semana com resultados exponenciais!

Para você ir mais à fundo leia Faça seu marketing gerar resultados!

Mercado em Movimento

  • Na semana passada foi realizado o Web Summit Rio 2024 com a participação de mais de 34.000 pessoas e um indicador interessante é a representatividade feminina no universo da inovação, tecnologia e empreendedorismo: do total de fundadores, 45% eram mulheres, 47,5% dos participantes e 39% dos palestrantes eram do sexo feminino, segundo a organizaçao do evento
  • A inteligência artificial generativa (IA) foi um dos destaques também neste Web Summit Rio 2024.  Os temas centrais giram em torno da ética no uso da tecnologia, os modelos de inovação baseados em IA e a capacitação dos profissionais para explorar tanto em termos de desenvolvimento de soluções, quanto sobre os casos de aplicação em negócios.

Nossos colunistas:

Andrea Garanovscki de Paula, empreendedora e especialista em marketing e inovação, atuando em grandes organizações com digitalização, martech, gestão de dados e projetos ágeis e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. Linkedin Andrea Garanovscki

Ricardo Santucci, é empreendedor e profissional com experiência em transformação de negócios e estratégias de digitalização, gestão da inovação, cultura de dados e projetos ágeis em empresas de diferentes segmentos e é co-founder da ARX Resultados Exponenciais. LinkedIn Ricardo Santucci
Saiba mais sobre a ARX Resultados Exponenciais. Visite nosso site e o nosso LinkedIn.

Andrea e Ricardo. Imagem: reprodução ARX Exponencial

 

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