Notícia

Cresce a lista de municípios que cancelam carnaval de 2022

Borda da Mata, Brazópolis e Poços de Caldas suspendem a festa do próximo ano

Nayara Andery / 24 novembro 2021

Brazópolis cancelou carnaval. Imagem reprodução prefeitura

É crescente o número de cidades que cancelaram o carnaval de 2022 e até o réveillon para prevenir aglomerações na pandemia de Covid-19. As mais recentes adesões à suspensão no Sul de Minas são em Borda da Mata, Brazópolis e Poços de Caldas. Reuniões e depois, o anúncio público foram feitos nesta terça-feira (23).

BRAZÓPOLIS SEM BONECOS GIGANTES

Bonecos gigantes que são tradição do carnaval de Brazópolis há quase 20 anos vão estar sem contato com a população. O motivo é a suspensão do carnaval e também do réveillon para o ano de 2022. O cancelamento foi definido em reunião da prefeitura, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, órgãos públicos e associação comercial.

“Mesmo com menores índices de contaminação, porém ainda acontecendo casos em todos os lugares, acreditamos que as realizações de eventos deste porte ainda não sejam adequadas devido à grande circulação de pessoas, moradores da cidade e turistas”. Essa é a mensagem do comunicado divulgado em rede social da prefeitura.

DINHEIRO DO CARNAVAL PARA A SAÚDE EM BORDA

Borda da Mata emitiu um vídeo em que o prefeito Afonso de Souza afirmou “nós não iremos fazer Carnaval 2022” e que mesmo com a redução dos índices da pandemia é preciso evitar nova propagação do vírus. A verba da festa será utilizada em outro setor.

“A gente vem comunicar essa decisão também em respeito aos mais de 600 mil mortos e aos 52 borda-matenses que faleceram, aos familiares. Que a gente não quer repetir essa história em nosso município”, acrescenta o vice-prefeito conhecido por Celinho.

Valores que seriam para o carnaval de 2022 passam agora para a saúde pública, cita o chefe de gabinete, Jefferson Nascimento. Ele comenta que o reforço para a saúde é também para que “com toda nossa população vacinada, a gente consiga fazer uma festa de Nossa Senhora do Carmo, que é a festa de nossa padroeira, da nossa emancipação municipal, lá em julho”.

POÇOS DE CALDAS
A opção pelo carnaval seguro é a justificativa de Poços de Caldas ao cancelar a festa para 2022 e eventos públicos. A decisão foi tomada após reunião da prefeitura com instituições e comércio. Para o secretário municipal de saúde, Carlos Mosconi “precisamos colocar a segurança sanitária em primeiro lugar” e “chegamos ao consenso de que será um momento de cautela”.

Podem funcionar na data os eventos particulares em casa de eventos, bares ou restaurantes. A exigência é que cumpram medidas sanitárias que ainda serão divulgadas pela secretaria municipal de saúde.

Mais Lidas